Digestão, Absorção, Transporte E Excreção De Nutrientes
Trabalho Universitário: Digestão, Absorção, Transporte E Excreção De Nutrientes. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Heloisy • 6/12/2013 • 738 Palavras (3 Páginas) • 1.551 Visualizações
DISCUSSÃO
A alimentação com carboidrato simples disponibiliza a glicose mais rápida para o sangue. Alguns alimentos liberam glicose mais rápido na corrente sanguínea e outros mais lentos por conta do alto índice glicêmico que alguns alimentos tem em relação a outros.
A voluntária 02 apresentou um aumento considerável de glicemia após a alimentação com carboidrato simples, pois ocorre uma rápida absorção. Esse tipo de carboidrato não tem um bom efeito sobre os níveis sanguíneos de insulina.
A alimentação rica em gorduras ou proteínas retarda a absorção de glicose, depois de ingeridas, as gorduras chegam ao duodeno praticamente inalteradas. No duodeno libera-se a colicistoquinina que induz a contração vesicular, resultando na excreção da bile, e promovendo a liberação do suco pancreático, rico em lipase, enzima que fraciona a gordura em partículas menores. com isso os nutrientes demoram mais tempo para serem absorvidos.
A voluntária 01 apresentou um amento lento da glicemia após a alimentação, pois em uma alimentação rica em gordura os nutrientes demoram mais tempo para serem absorvidos.
Na alimentação de carboidrato com fibra não ocorre à absorção no intestino, pois as fibras formam um bolo alimentar que diminui a velocidade de absorção.
A voluntária 03 apresentou um grande aumento da glicemia, o caracterizou uma disfunção intestinal, já que na alimentação rica em fibras ocorre baixa absorção de açúcar dos alimentos processados, baixando o índice glicêmico da refeição.
As vias gastrointestinais começam na boca, onde a digestão se inicia com a mastigação. Durante a mastigação, ocorre a quebra e a trituração dos alimentos ingeridos em pedaços menores. Nesse momento, as enzimas digestivas presentes na saliva, tais com a amilase que digere principalmente polissacarídeos, ajudam a produzir moléculas cada vez menores, que serão mais facilmente aproveitadas pelo organismo. Além disso, mastigar bem os alimentos também facilita o trabalho do nosso organismo em fazer a digestão, pois as enzimas e sucos digestivos se misturam melhor aos alimentos promovendo uma maior absorção dos nutrientes.
O estômago é um órgão do tubo digestivo, caracterizando-se por ser um segmento dilatado, situado na cavidade abdominal, abaixo do diafragma, vindo logo após o esôfago e anteriormente ao duodeno.
Este órgão exerce funções endócrinas e exócrinas, digerindo os alimentos e secretando hormônios. A digestão das proteínas se inicia no estômago através da enzima pepsina. Ele continua a digestão de carboidrato que foi iniciada na boca através da adição de um fluído ácido ao alimento ingerido. O estômago secreta, além disso, pequenas quantidades de caseinase, para digestão da caseína do leite, e lípases para a digestão de lipídeos. No entanto essas duas últimas não tem grande importância digestória. O bolo alimentar ao sofrer as ações gástricas é transformado em quimo. O terceiro tipo são as células da mucosa que produzem muco. As glândulas que revestem a parede do estômago secretam um ácido forte, o ácido clorídrico.
O ácido clorídrico mata a maioria que entra juntamente com os alimentos algumas bactérias sobrevivem, se colonizam e multiplicam nas vias gastrintestinais, particularmente no intestino grosso.
A insulina
...