Doenças Sexualmente Transmissiveis
Trabalho Universitário: Doenças Sexualmente Transmissiveis. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: NataliaaEvelyn • 18/12/2014 • 5.387 Palavras (22 Páginas) • 654 Visualizações
1. TRICOMONÍASE
1.1. Tricomoníase
É uma infecção genital causada pelo protozoário Trichomonas Vaginalis. Sua transmissão ocorre por meio das relações sexuais ou contato íntimo com secreções de uma pessoa contaminada. Pode ser transmitida por mulher/homem e mulher/mulher. Em geral, afeta mais as mulheres.
O Trichomonas vaginalis é um parasita que só infecta o ser humano; costuma viver na vagina ou na uretra, mas pode também ser encontrado em outras partes do sistema geniturinário. Por viver principalmente na parte interna da vagina, essa doença causa microlesões e dores, e pode até levar ao desenvolvimento de outras DSTs.
1.2. Sinais e sintomas
Nas mulheres, os sintomas costumam iniciar durante ou após a menstruação.
Entretanto, em alguns casos, essa doença pode permanecer meses sem apresentar nenhum sintoma, dificultando o tratamento após a descoberta.
Os principais sintomas para detectar a tricomoníase são:
o Corrimento amarelado ou amarelo-esverdeada;
o Coceira;
o Odor forte e desagradável;
o Irritação vulvar;
o Dificuldade de urinar.
Homens que têm tricomoníase raramente apresentam sintomas e geralmente não sabem que estão infectados. Entretanto, quando os sintomas ocorrem, eles incluem:
o Irritação na parte interna do pênis
o Leve corrimento
o Ardor ao urinar ou ejacular.
1.3. Quais os Riscos e problemas que podem causar na mulher e o feto
A tricomoníase não tratada é fator de risco para infertilidade e câncer do colo do útero. Nas grávidas a infecção está associada a parto prematuro.
1.4. Tratamento
O tratamento mais comum para tricomoníase, inclusive durante a gravidez, é tomar uma dose alta de metronidazol ou tinidazol. O medicamento ministrado por via oral é muito mais eficaz para tricomoníase que a inserção de um creme ou gel no órgão sexual.
Tanto o paciente quanto os parceiros e parceiras sexuais precisam de tratamento e evitar ter relações sexuais desprotegidas até que a infecção seja curada, o que leva cerca de uma semana.
Os efeitos colaterais da medicação podem incluir:
o Náusea
o Vômitos
o Dor de cabeça
o Gosto metálico na boca
o Tontura.
É proibida a ingestão de bebidas alcoólicas por 24 horas depois de tomar metronidazol ou 72 horas depois de tomar tinidazol, pois pode causar náuseas e vômitos severos.
1.5. Prevenção
o Para reduzir o risco de infecção por tricomoníase:
o Use camisinha corretamente todas as vezes que tiver relações sexuais
o Limite o número de parceiros ou parceiras sexuais
o Praticar a abstinência sexual ou limitar o contato sexual com um (a) parceiro (a) infectado
o Se achar que está infectado, evite contato sexual e procure um médico.
Quaisquer sintomas genitais, como coceira, queimação ao urinar, uma ferida ou erupção cutânea genital deve ser um sinal para parar de ter relações sexuais e consultar um médico imediatamente. Se você recebeu o diagnóstico de tricomoníase, notifique todos os seus parceiros ou parceiras sexuais recentes para que possam também receber tratamento.
2. GONORREIA
2.1. Gonorreia
Gonorreia é uma doença sexualmente transmissível (DST) comum, que afeta tanto a homens quanto a mulheres.
2.2. Sintomas
Na maioria dos casos, a gonorreia passa desapercebida. Mas pode acontecer da doença despertar alguns sintomas característicos, principalmente na região genital.
2.2.1. No pênis, os sinais mais comuns da gonorreia são:
o Dor e ardência ao urinar
o Secreção de pus
o Dor ou suor em um dos testículos.
2.2.2. Já na vagina, os sintomas são:
o Aumento no corrimento vaginal
o Dor e ardência ao urinar
o Sangramento
o Dores abdominais
o Dor pélvica.
2.2.3. Mas gonorreia também pode surgir em outras partes do corpo:
o Reto: os sintomas comuns da gonorreia aqui são coceira na região anal, secreção de pus e sangramentos
o Olhos: dor, sensibilidade à luz e secreção de pus em um ou nos dois olhos
o Garganta: dor e dificuldade em engolir
o Articulações: se a bactéria afetar alguma articulação do corpo, esta poderá ficar quente, vermelha, inchada e muito dolorida.
2.3. Transmissão
A gonorreia é causada pela bactéria Neisseria gonorrhoeae. Qualquer indivíduo que faça qualquer prática sexual pode contrair a gonorreia. A infecção pode ser transmitida por contato oral, vaginal ou anal. A bactéria cresce em áreas quentes e úmidas do corpo, incluindo o canal que leva a urina para fora do corpo (uretra). A bactéria também pode ser encontrada no sistema reprodutor feminino, que inclui as trompas de falópio, o útero e o colo do útero.
A doença pode ser transmitida também de mãe para filho durante o parto ou quando este ainda está dentro do útero. Em bebês, a gonorreia costuma se manifestar principalmente nos olhos.
2.4. Complicações da gonorreia
A gonorreia não tratada pode causar sérios e permanentes problemas de saúde, tanto em homens
...