Doenças Sexualmente Transmissivéis
Pesquisas Acadêmicas: Doenças Sexualmente Transmissivéis. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: BrunaAndrade88 • 10/3/2014 • 423 Palavras (2 Páginas) • 813 Visualizações
DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS (DST)
As doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) são doenças que se espalham de uma pessoa para outra através do contato sexual genital, anal ou oral e são de ocorrência muito comum em relações sem o uso do preservativo. Os Estados Unidos da América tem registrado a maior taxa de doenças sexualmente transmissíveis no mundo, estima-se que 2/3 de todas as DSTs ocorrem em adolescentes e adultos (jovens com idade abaixo de 25 anos). Um em cada quatro adolescentes ativos sexualmente já teve algum tipo de DST antes dos seus 21 anos.
Existem mais de 20 tipos diferentes de doença sexualmente transmissível. Os tipos mais comuns são: herpes simples, verrugas genitais, molusco contagioso, chato, escabiose, clamídia, gonorréia, sífilis, hepatite B e C e HIV (Vírus da AIDS).
Como saber se alguém tem uma DST?
Algumas infecções são facilmente espalhadas quando há um indivíduo infectado, mesmo que este não apresente sintomas. Na maioria das vezes não se pode dizer que alguém tem uma DST. As pessoas podem não saber se estão infectadas ou perceber algo a respeito disso. Se tiver uma relação sexual com uma pessoa infectada, pode se tornar infectado. Não existe ninguém que seja tão jovem ou tão velho, tão rico ou tão pobre que esteja imune a adquirir uma DST.
Quais os principais sintomas de uma DST?
Geralmente aparecem como corrimentos vaginais ou uretrais, úlceras genitais, tumores na virilha, pequenas vesículas (bolhas com conteúdo líquido) ou verrugas em região genital. Muitas vezes os principais sintomas são: a coceira e dor no local da lesão. Em alguns casos, como nas hepatites e AIDS, a parte genital serve apenas como porta de entrada, não tendo sinais especiais nesses locais. O surgimento de qualquer um desses sinais ou sintomas indica a necessidade de procurar um médico. Não procure resolver a situação apenas com amigos, paramédicos ou no balcão da farmácia. Essas doenças podem ter conseqüências ruins quando não são diagnosticadas e tratadas corretamente.
Como diagnosticar uma DST?
A consulta ao médico é indispensável para diagnosticar uma DST. Esse profissional tem o conhecimento para diferenciar as diversas formas de apresentação da doença e indicar qual o exame laboratorial mais indicado para comprovar definitivamente a presença da DST. Os testes podem ser realizados com material da lesão genital ou pela pesquisa de marcadores da doença no sangue (sorologia). Como algumas lesões podem ser semelhantes, mesmo em doenças diferentes, o médico pode solicitar mais de um teste laboratorial para ter certeza do tipo de DST.
...