Dureza Da água
Trabalho Universitário: Dureza Da água. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: neto1234 • 1/10/2013 • 683 Palavras (3 Páginas) • 1.264 Visualizações
FACULDADE SANTO AGOSTINHO -FSA
CURSO DE FARMÁCIA
DISCIPLÍNA: BROMATOLOGIA
DETERMINAÇÃO DADUREZA DA ÁGUA
Flaviano Ribeiro Pinheiro Neto
TERESINA – PI
2013
FLAVIANO RIBEIRO PINHEIRO NETO
PABLO LUAN XIMENES ALVES DE SOUSA
DETERMINAÇÃO DADUREZA DA ÁGUA
TERESINA – PI
2013
INTRODUÇÃO
A dureza da água é a propriedade da água que está relacionada com a concentração de alguns minerais dissolvidos nesta substância, sobretudo de Cálcio (Ca2+) e Magnésio (Mg2+).A água que contém pequenas quantidades destes sais é caracterizada como Macia e/ou Média, enquanto a água Dura e Muito Dura contém níveis mais elevados destes minerais.
A dureza total da água compõe-se de duas partes: dureza temporária e dureza permanente. A dureza é dita temporária, quando desaparece com o calor, e permanente, quando não desaparece com o calor, ou seja, a dureza permanente é aquela que não é removível com a fervura da água. A dureza temporária é a resultante da combinação de íons de cálcio e magnésio que podem se combinar com bicarbonatos e carbonatos presentes.
Normalmente, reconhece-se que uma água é mais dura ou menos dura, pela maior ou menor facilidade que se tem de obter, com ela, espuma de sabão. As águas duras caracterizam-se, pois, por exigirem consideráveis quantidades de sabão para produzir espuma, e esta característica já foi, no passado, um parâmetro de definição, ou seja, a dureza de uma água era considerada como uma medida de sua capacidade de precipitar sabão. Esse caráter das águas duras foi, por muito tempo, para o cidadão comum o aspecto mais importante por causa das dificuldades de limpeza de roupas e utensílios. Com o surgimento e a determinação dos detergentes sintéticos ocorreu também a diminuição os problemas de limpeza doméstica por causa da dureza.
Também durante a fervura da água os carbonatos precipitam-se. Este fenômeno prejudica o cozimento dos alimentos, provoca "encardido" em panelas e é potencialmente perigoso para o funcionamento de caldeiras ou outros equipamentos que trabalhem ou funcionem com vapor d’água, podendo provocar explosões desastrosas. Assim pode-se resumir que uma água dura provoca uma série de inconvenientes: é desagradável ao paladar; gasta muito sabão para formar espuma; dá lugar a depósitos perigosos nas caldeiras e aquecedores; deposita sais em equipamentos; mancha louças.
Para a remoção de dureza da água, são tradicionais dois processos: o da cal-soda e dos zeólitos. Nas últimas décadas tem ganhado muita divulgação e emprego, o da osmose inversa, principalmente em nossa região, onde há extrema carência de água e as poucas fontes disponíveis são, sejam subterrâneas ou superficiais, na maioria de águas salobras.
A prática teve como objetivo determinar adureza de cálcio, dureza de magnésio e dureza total da água.
PROCEDIMENTOS
DUREZA TOTAL
Inicialmente
...