ESTATISTICA
Exames: ESTATISTICA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: diego1239 • 14/1/2014 • 1.433 Palavras (6 Páginas) • 627 Visualizações
Bacabal - MA
2014
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 4
1.1. JUSTIFICATIVA 5
1.2 OBJETIVO GERAL 6
1.2.1 OBJETIVOS ESPECIFICOS 6
2. IDEB REGRESSÃO LINEAR 7
2.1 IDEB 7
2.2 REGRESSÃO LINEAR 8
3. ÍNDICE FUTURO DO IDEB NA ESCOLA JOSÉ VIEIRA LINS 11
4. CONSIDERAÇÕES FINAIS 15
REFERÊNCIAS 17
1. INTRODUÇÃO
A prática da avaliação externa no Brasil desenvolveu-se a partir dos anos 1980 culminando na implantação, em 1991, do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB).
Os sistemas educacionais têm passado por constantes mudanças na gestão e no direcionamento dos seus processos de implementação de sistemas de avaliação.
Pela forma como tem emergido nos últimos anos e ganhado proporções gigantescas, tem-se a impressão de que a avaliação é um fator novo, que surge em nosso contexto social e educacional.
Entretanto, Mello e Souza (2005), por exemplo, enfatizam que educação e avaliação sempre foram elementos inter-relacionados. O indicador é calculado com base no desempenho do estudante em avaliações do INEP e em taxas de aprovação, reprovação e evasão. Assim para que o IDEB de uma escola ou rede cresça é preciso que o aluno aprenda, não repita o ano e frequente à sala de aula. Portanto, é importante que os pais e responsáveis também acompanhem o desempenho de suas crianças e da sua escola o que poderá variar, pois está dentro de uma escala de zero a dez.
Mais, no entanto como as escolas estão interpretando o índice apresentado pela IDEB? Como as escolas estão refletindo esses índices tendo em vista o planejamento de suas ações pedagógicas para os próximos anos?
1.1. JUSTIFICATIVA
Tendo em vista que a educação brasileira precisa de melhorias e ações governamentais eficientes, esta pesquisa visa prevê os futuros índices de uma das avaliações de maior relevância para educação que é o IDEB (O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), criado pelo o foi criado pelo Inep em 2007, este se utiliza do enfoque pedagógico dos resultados das avaliações em larga escala do Inep a possibilidade de resultados sintéticos, facilmente assimiláveis, e que permitem traçar metas de qualidade educacional para os sistemas. O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e as médias de desempenho nas avaliações do Inep, o Saeb – para as unidades da federação e para o país, e a Prova Brasil – para os municípios (INEP, 2011). Com o conhecimento de um possível valor do índice dos anos futuros, caso seja abaixo da meta estabelecida o governo pode intervi de forma a neutralizar as deficiências do ensino básico da rede pública.
1.2. OBJETIVO GERAL
Utilizar a regressão linear para previsão dos futuros índices do IDEB na escola José Vieira Lins.
1.2.1 OBJETIVOS ESPECIFICOS
Analisar as os índices observados na escola em estudo e a partir desses estimar o possível valor do IDEB em especial no ano de 2013..
Apresentar os conceitos básicos de regressão linear e sua utilidade na vida social.
2. IDEB E REGRESSÃO LINEAR
2.1. IDEB
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) e representa a iniciativa pioneira de reunir num só indicadores dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações. Ele agrega ao enfoque pedagógico dos resultados das avaliações em larga escala do Inep a possibilidade de resultados sintéticos, facilmente assimiláveis, e que permitem traçar metas de qualidade educacional para os sistemas. O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e as médias de desempenho nas avaliações do Inep, o Saeb – para as unidades da federação e para o país, e a Prova Brasil – para os municípios (INEP, 2011).
Com o IDEB, ampliam-se as possibilidades de mobilização da sociedade em favor da educação, uma vez que o índice é comparável nacionalmente e expressa em valores os resultados mais importantes da educação: aprendizagem e fluxo. A combinação de ambos tem também o mérito de equilibrar as duas dimensões: se um sistema de ensino retiver seus alunos para obter resultados de melhor qualidade no Saeb ou Prova Brasil, o fator fluxo será alterado, indicando a necessidade de melhoria do sistema. Se, ao contrário, o sistema apressar a aprovação do aluno sem qualidade, o resultado das avaliações indicará igualmente a necessidade de melhoria do sistema. O IDEB vai de zero a dez (INEP, 2011)..
O IDEB também é importante por ser condutor de política pública em prol da qualidade da educação. É a ferramenta para acompanhamento das metas de qualidade do PDE para a educação básica. O Plano de Desenvolvimento da Educação estabelece, como meta, que em 2022 o IDEB do Brasil seja 6,0 – média que corresponde a um sistema educacional de qualidade comparável a dos países desenvolvidos( INEP, 2011).
2.2. REGRESSÃO LINEAR
Modelos de regressão são modelos matemáticos que relacionam o comportamento de uma variável Y com outra X. Quando a função f que relaciona duas variáveis é do tipo f (X) = a + b X temos o modelo de regressão simples. A variável X é a variável independente da equação enquanto Y = f (X) é a variável dependente das variações de X. O modelo de regressão é chamado de simples quando envolve uma relação causal entre duas variáveis. O modelo de regressão é multivado quando envolve uma relação causal com mais de duas variáveis. Isto é, quando o comportamento de Y é explicado por mais de uma variável independe X1, X2, ....Xn.
Os modelos acima (simples ou multivariados)
...