EXTRACÃO DO DNA DA CEBOLA
Artigos Científicos: EXTRACÃO DO DNA DA CEBOLA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Alberly • 21/4/2014 • 268 Palavras (2 Páginas) • 681 Visualizações
O DNA é o responsável pelo armazenamento e transmissão da informação genética que é expressada pela produção das variadas proteínas que compõem o ser vivo. Esta informação é copiada ou transcrita nas moléculas de RNA, cujas seqüências contêm o código para a ordenação específica de aminoácidos de uma cadeia polipeptídica que formarão as proteínas.Uma molécula de DNA é constituída por duas cadeias que se organizam numa dupla hélice e cada cadeia simples de DNA é formada por uma molécula do açúcar desoxirribose, uma base que pode ser uma adenina, guanina, citosina ou timina e um grupo fosfato. Existem apenas esses quatro tipos de bases no DNA sendo que a adenina e guanina pertencem ao grupo das purinas, enquanto a timina e citosina são do grupo das pirimidinas.
O bulbo da cebola foi usado por apresentar células grandes, que se rompem quando a cebola é picada. Além do DNA ser mais ampliado.O detergente dissolve as membranas lipídicas além de desintegrar os núcleos e os cromossomos das células da cebola, liberando o DNA.Com a ruptura das membranas, o conteúdo celular, incluindo DNA e proteínas, soltam-se e dispersam- se na solução. Um dos componentes do detergente, o lalril sulfato de sódio, desnatura as proteínas, separando-as do DNA cromossômico.
A adição de sal no início da experiência, proporcionou ao DNA um ambiente favorável. O sal contribui com íons positivos Na+ que neutralizam a carga negativa do DNA. Nessa forma, O DNA precipita na solução aquosa. O álcool gelado, além de proporcionar uma mistura heterogenia (duas fases), em ambiente salino, faz com que as moléculas de DNA se aglutinem, formando uma massa filamentosa e esbranquiçada.
...