Educação E Saúde Através Da Alimentação
Pesquisas Acadêmicas: Educação E Saúde Através Da Alimentação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: F.Rodrigues • 7/9/2014 • 663 Palavras (3 Páginas) • 612 Visualizações
Introdução
A alimentação é uma condição para o crescimento e para se ter uma vida saudável. Ter bons hábitos alimentares é importante na promoção da saúde, sendo capaz de diminuir estresses, ansiedades, prevenir doenças crônicas, entre outros benefícios. A carência de nutrientes contribui para uma saúde debilitada, pois com a falta de nutrientes a vulnerabilidade a doenças aumenta. Os hábitos alimentares são adquiridos a partir da infância, pois nessa fase as crianças necessitam de nutrientes para o bom funcionamento do organismo que esta em formação. Os pais desenvolvem um papel muito importante na infância de seus filhos, porque seus hábitos influenciam nos hábitos em que seus filhos vão adquirir enquanto crianças para a vida toda.
As ações educativas sobre alimentação são indispensáveis se associadas à vida moderna, onde comidas não saudáveis predominam nas refeições cotidianas das crianças. Uma boa alimentação é capaz de prevenir doenças e ajudar no bom funcionamento do organismo. É relevante tratar sobre esse tema, pois é necessário mudanças de comportamento, através de combinações de experiências e de aprendizagem que facilitam ações que levem a saúde.
Educação e saúde através da alimentação
1. Objetivo
O objetivo da saúde e educação através da alimentação é promover ações pelo habito da alimentação saudável, enfatizando as medidas incentivadoras que proporcionam ações educativas, motivando o individuo a adotar praticas saudáveis relacionada à alimentação.
2. Conteúdo programático
I. Interferência dos hábitos alimentares da família na educação alimentar da criança: Valorizar as refeições em grupos, umas vez que compartilhar as refeições geram hábitos sociais, culturais e saudáveis.
II. Ações para que os alimentos saudáveis pareçam mais atraentes: Expor para as mães a importância de elaborar pratos criativos, a fim de incentivar a criança a se alimentar.
III. Maneira de incluir legumes e verduras nas refeições dos filhos sem que isso se torne um problema para a criança.
IV. Orientações sobre quantidade, qualidade variações.
3. Publico alvo
Nosso publico alvo será pais e filhos de ambos os sexos, com idade de três a doze anos, ou seja, crianças do maternal ao ensino fundamental, pois é importante conscientizar e incentivar os pais da importância de uma boa alimentação nessa faixa etária. Para um bom funcionamento do organismo e para a prevenção de hipertensão, diabetes, deficiência de nutrientes, obesidade dentre outras doenças.
4. Alimentação: fator fundamental
A alimentação equilibrada e balanceada é um dos fatores fundamentais para o bom desenvolvimento físico, psíquico e social das crianças. Deve-se observar a qualidade e a quantidade dos alimentos nas refeições e, além disso, harmonia entre eles e sua adequação nutricional.
Uma alimentação que não esteja adequada pode resultar no aumento de peso e deficiências de vitaminas e minerais. Através da adoção de hábitos saudáveis não só os indivíduos, mas também suas famílias se apoderam de um bem, um direito e um recurso
...