TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Em que consiste o determinismo biológico?

Por:   •  11/12/2018  •  Projeto de pesquisa  •  985 Palavras (4 Páginas)  •  702 Visualizações

Página 1 de 4

IFBA CAMPUS BARREIRAS

TURMA:722

ALUNO: MIKAEL GUEDES

PROF°: SAUL CARLOS

Estudos dirigidos

1. Em que consiste o determinismo biológico?

R: O Determinismo Biológico é um termo estudado pela antropologia, e faz referência às variáveis biológicas que influenciam os seres, principalmente o homem. Esse conceito estabelece uma visão de que o homem está condicionado a seguir mecanismos biológicos, determinantes para a vida.

2. Qual a crítica que a Antropologia faz ao determinismo biológico? Dê exemplos

R: Para os antropólogos as características biológicas e físicas do ser humano, não define o seu comportamento e, sim, o meio em que ela vive, a educação e comportamento cultural. Ademais, para eles, esses fatores não constituíam a diferença entre as culturas, quem determina isso é a história cultural de cada grupo social. Diante disso, os antropólogos também criticam o fato do comportamento entre seres de sexos diferentes serem frutos biológicos como será mostrado na questão abaixo.

3. Demonstre como a Antropologia vê as diferenças comportamentais existentes entre pessoas do sexo diferentes

R: Os antropólogos criticam o fato do comportamento entre seres de sexos diferentes serem denominados de  frutos biológicos. Se uma mulher, é denominada a ela, a função de cuidar da casa, maridos e filhos, tal função não é fruto de questões biológicas e, sim, questões culturais, pois em outra sociedade, um homem pode realizar as mesmas funções que essa mulher.

4. Demonstre como a Antropologia vê as diferenças determinadas pelo aparelho reprodutor humano

R: As diferenças do aparelho reprodutor não determinam as diferentes manifestações culturais. Margaret Mead foi uma das primeiras a desconstruir o pensamento natural de que a mulher deve ser responsável pelos cuidados de casa, filhos e marido e, que da mesma forma, o homem pode realizar.

5. Em que consiste o determinismo geográfico?

R: O determinismo geográfico irá determinar as diferenças culturais em função dos diferentes meios. Assim, o homem é considerado o produto do meio.

6. De que forma a antropologia refuta as teses do determinismo geográfico? Dê exemplos

R: A partir de 1920, antropólogos como Boas, Wissler, Kroeber, entre outros, refutaram este tipo de determinismo e demonstraram que existe uma limitação na influência geográfica sobre os fatores culturais. E  que é possível e comum existir uma grande diversidade cultural localizada em um mesmo tipo de ambiente físico. Exemplo, os lapões e os esquimós. Ambos habitam a calota polar norte, os primeiros no norte da Europa e os segundos no norte da América. Vivem, pois, em ambientes geográficos muito semelhantes, caracterizados por um longo e rigoroso inverno. Ambos têm endoculturação. Um menino e uma menina agem diferentemente não em função de seus hormônios, mas em decorrência de uma educação diferenciada. ao seu dispor flora e fauna semelhantes. Era de se esperar, portanto, que encontrassem as mesmas respostas culturais para a sobrevivência em um ambiente hostil. Mas isto não ocorre.

7. O que a variação cultural dos índios do sudoeste norte-americano pode nos ensinar acerca do determinismo geográfico?

R:Mesmo com criação diferenciada e vivendo flora e fauna semelhantes. Esperava-se vários conflitos como na questão acima, portanto, que encontrassem as mesmas respostas culturais para a sobrevivência em um ambiente não amigável . Mas isto não ocorre.

8. O que você entendeu por difusionismo cultural?

R: O difusionismo foi uma área utilizada para explanar a diversidade cultural. Estabelecia também a invenção de algo maior e que era copiada ou "imitada" pelas populações vizinhas. Os intelectuais alemãs defendiam a ideia dos traços culturais terem sido espalhados em forma de circulo, sendo assim, características do difusionismo.

9. Demonstre como a escola difusionista explica o desenvolvimento das sociedades ocidentais, asiáticas e americanas

R: O difusionismo explica que as sociedades surgiram graças a transmissão de conhecimentos, culturas e entre outros pelo mundo. Sem desmerecer nenhuma cultura fazendo assim a ampliação do conhecimento

10. Discuta se, no mundo contemporâneo marcado pela interconexão global em tempo real, algumas ideias difusionistas voltariam a ter força.

R:  O difusionismo seria dificilmente implantado, pois a milhares de ideias existentes, mas não impossível, fazendo assim a criação de novas ideias  e reutilização de outras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (113.2 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com