Enfermagem
Artigo: Enfermagem. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 8/3/2015 • 493 Palavras (2 Páginas) • 1.000 Visualizações
EXERCICIO DE HISTÓRIA DA ENFERMAGEM
PROFESSORA: ELIANE LEITE
01- Qual o povo descrevia o hipnotismo como prática medicinal e quais eram as outras práticas medicinais desse povo?
R- Os Egípcios: Com a interpretação de sonhos, acreditavam na influencia de astros e algumas pessoas sobre a saúde de outras.
02- Correlacione ás colunas:
(A) Egito
(B) Índia
(C) Palestina
(D) China
(A) Utilizavam formulas médicas e formulas religiosas que deveriam ser pronunciadas no preparo e na administração dos remédios
(D) Realizavam operações de lábio leporino
(B) Povos muito adiantados para a época foram os primeiros a mencionar a construção de hospitais e selecionar enfermeiros
(C ) Moises foi o legislador desse povo, prescreveu preceitos de higiene
(D) Conhecia a varíola e descreveram as manifestações primárias, secundária e terciaria da sífilis.
03- Relacione as principais práticas medicinais dos povos antigos?
Egípcios: Praticavam o hipnotismo; a interpretação de sonhos; acreditavam nos astros e em algumas pessoas com influencia sobre a saúde de outras.
Indianos: Realizavam procedimentos com suturas, amputações, correção de fraturas.
Chineses: Operação de lábio leporino tratavam doenças de pele aplicando arsênio e anemias indicando ferro e fígado.
Palestinos: Moises foi o legislador desse povo, prescreveu conceitos de higiene. Tinham noção de desinfecção e de que os objetos podiam conter contaminação e isolamento.
Gregos: Tratavam com massagens, banhos de água fria ou quente, sangrias, dietas, sol, ar puro e água pura e mineral.
04- Entre os povos antigos qual obteve destaque pela organização e melhor compreensão do cuidado ao enfermo e o que levou esse povo a ser destaque para a época?
Gregos: A medicina tornou-se cientifica, de que as doenças não eram causadas por maus espíritos e passou a observá-las a fim de realizar o diagnóstico, o prognostico e a terapêutica.
05- O que foi o período negro da enfermagem?
Afastamento dos princípios cristãos por parte de alguns reis, com a criação de uma nova religião, onde houve a separação da igreja, hospitais foram fechados e houve a expulsão dos religiosos. Os hospitais que ficaram abertos, o governo contratou pessoas leigas de baixo nível social e de moral duvidosa, os profissionais deixavam os doentes ao abandono, onde muitos preferiam morrer em casa, as epidemias se alastravam com mais frequência.
06- Cite duas ações ou procedimentos citados no passado e utilizados até hoje.
1- Operações de lábios leporinos;
2- O tratamento de anemias com ferro e fígado.
07- Relate em que momento da história da enfermagem a igreja teve liberdade para exercer suas atividades e como era feito esse trabalho?
Período da Unidade Cristão: Nas primeiras comunidades cristãs os pobres e enfermos foram objetos da igreja, cuidados eram executados por diáconos e diaconisas; A enfermagem floresceu na era cristã, sofreu 300 anos de perseguição; Fortaleceu-se com Constantino, o grande imperador tornou a igreja católica livre, implementaram assistência aos necessitados.
08- Em todos os tempos, a religião foi reflexo no tratamento dos doentes. Você acha que hoje em dia continua assim? Por quê?
Sim. Por que a religião auxilia os doentes e seus cuidadores proporcionando-lhes força e confiança para enfrentar os momentos difíceis e desta forma torna-se necessário reconhecer que há influencia da religiosidade na recuperação de doentes.
...