Entrevista Com Biologo Na Area De Imunomodulação E Protozoologia Do Instituto Oswaldo Cruz- FIOCRUZ,
Trabalho Universitário: Entrevista Com Biologo Na Area De Imunomodulação E Protozoologia Do Instituto Oswaldo Cruz- FIOCRUZ,. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: PatiitaP • 17/9/2014 • 965 Palavras (4 Páginas) • 863 Visualizações
Entrevista:
1. Há quanto tempo você atua como bióloga?
Como profissional desde 2002. Entretanto, desde 1991 venho atuando nesta área como bolsista.
2. Como foi a sua formação acadêmica? Fez Licenciatura ou Bacharelado? Especialização, Mestrado ou Doutorado?
Fiz Licenciatura em Ciências Biológicas. A seguir, mestrado em Ciências e, finalmente, doutorado em Biologia Parasitária.
3. Qual a sua área de atuação?
Trabalho na área de Protozoologia, mais precisamente em imunopatologia e diagnóstico das leishmanioses, doença de Chagas e toxoplasmose.
4. O que você faz em seu ambiente de trabalho? Qual é a rotina de trabalho do laboratório?
Não tenho uma rotina de trabalho estabelecida. Minha atuação no laboratório é muito diversificada. Desenvolvo trabalhos de pesquisa em alguns momentos, estou no laboratório realizando um experimento e também desenvolvo trabalhos de pesquisa em campo (nas áreas endêmicas para as doenças que pesquiso). Também atuo dando pareceres em projetos de pesquisa (para a Fiocruz e outras instituições do Brasil); oriento alunos; participo de bancas de defesas de monografias, dissertações de mestrado, teses de doutorado, especializações e qualificação; escrevo trabalhos científicos; sou gestora de qualidade do lab.; interlocutora de biossegurança; dou aula em disciplinas dos cursos técnicos e de pós-graduações da Fiocruz; etc.
5. Você utiliza o seu CRBio na sua atuação profissional? Em que momento?
Sim. Desde que me tornei funcionária da Fiocruz.
6. Quais são os EPI’s e EPC’s que você utiliza em seu trabalho?
EPIs: Máscaras e óculos de segurança; proteção facial; Luvas de procedimentos; luvas de criogência; luva nitrílica; jalecos descartáveis; toucas; perneiras e botas para o trabalho de campo.
EPCs: Cabine de segurança biológica; lava olhos; extintores; sinalização apropriada; chuveiro de emergência;descarte para perfuro cortantes; capela de exaustão química; autoclaves; fornos; Anteparo para microscópio de imunofluorescência; óculos para UV; pipetadores automáticos; armário para inflamáveis;
7. Quais são as outras medidas de Biossegurança que você costuma tomar em seu trabalho?
Vários cuidados em relação às boas práticas de laboratório. Dentre elas: usar sapatos fechados, não recapear agulhas; não utilizar adereços ou maquiagem no lab.; usar cabelo preso; não centrifugar com a tampa aberta; Vacinação adequada; manter o local de trabalho organizado; não permitir a entrada de pessoas não relacionadas ao trabalho; não comer beber ou fumar no lab., lavar as mãos antes e após a utilização de luvas; não roer unhas, colocar lápis ou caneta na boca; não utilizar telefone dentro do lab.; evitar tocar superfícies com luvas; não estocar comidas bebidas ou objeto pessoais no lab.; treinamento em biossegurança do pessoal; evitamos trabalhar sozinhos dentro do lab.; etc.
8. Qual a sua opinião sobre a pesquisa com células tronco?
A importância das pesquisas com células-tronco embrionárias é evidente. Cientistas no mundo inteiro já desenvolvem há anos pesquisas sobre as propriedades biológicas e terapêuticas das células-tronco embrionárias. Acredito que pesquisas com células troncos poderão trazer grandes benefícios para a população mundial na área de saúde.
9. Você acha ético o congelamento de embriões? Por quê?
Sim. Concordo que o início do desenvolvimento embrionário ocorre com a fecundação. Junto com esse fenômeno um novo genoma. Mas, essa célula ovo, está
...