Estudo dirigido atividade primária
Por: Sheila Souza • 12/4/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 392 Palavras (2 Páginas) • 873 Visualizações
Ecologia de Comunidades e Ecossistemas
Profº: José Roberto Botelho de Souza
Aluna: Sheila Souza
Assunto: Produção Primária
ARTIGO: Gower et al ., 1996. Aboveground net primary production declines with stand age:potential causes.
- Hipótese 1 – Desequilíbrio de fotossíntese-respiração: devido a uma alteração do equilíbrio entre respiração e o tecido fotossintético;
Hipótese 2 – Nutriente (limitação): aumento da prescrição de nutrientes durante o desenvolvimento de limitação de suporte, especialmente o nitrogênio, que é o fator limitante mais comum no crescimento das florestas;
Hipótese 3 – Estômatos (restrição): as árvores mais antigas diminuem sua condutância estomática para manter uma condição hídrica na planta acima do limiar critico que causa cavitação permanente da célula do transporte de água.
- Os estudos evidenciam que o equilíbrio de carbono é alterado em climas quentes, provavelmente restringindo a produção primária liquida (PPL) em “idades maduras”, pois as condições normais em que ocorrem a respiração aumenta exponencialmente com a temperatura, também considerando o aumento linear da fotossíntese com a temperatura ideal, mantendo-se constante em seguida. (Hipótese 1); Já a limitação de nutrientes pode ser predominante em florestas boreais devido a baixa temperatura do solo em decomposição e a restrição na disponibilidade de nitrogênio é menor para o povoamento mais antigo, devido a maior atribuição abaixo do solo e por causa da imobilização de nitrogênio durante a decomposição do acúmulo de detrito lenhoso. (hipótese 2); Como a condutância estomática e a fotossíntese são intimamente ligadas, a restrição fotossintética é menor para o povoamento mais velho devido à taxa de respiração superior do alburno e reduzida taxa fotossintética. (hipótese 3)
- Ainda há uma compreensão incompleta relacionada ao fator que controla a troca de carbono entre os ecossistemas florestais e atmosfera. As evidencias sugerem uma diminuição na disponibilidade de nutrientes e limitação dos estômatos, como causa para o declínio da produção primaria liquida com o aumento da idade; Alterações nos ciclos de carbono e nitrogênio durante o desenvolvimento é pouco entendido, o que dificulta especular como esse fluxo importante pode mudar durante o desenvolvimento, porém estes dados são necessários para compreensão de mudanças acima e abaixo do solo da PPL durante o desenvolvimento. Além dos esforços para estimar a produção primária liquida global das florestas, levando em conta o declínio da PPL com o aumento da idade.
...