Exercícios Quais São as Células da Glia e Suas Funções
Por: Joandra Pinheiro • 24/10/2022 • Relatório de pesquisa • 1.636 Palavras (7 Páginas) • 156 Visualizações
Neuroanatomofisiologia
Atividade neuroanatomia:
- Quais são as Células da Glia e suas funções.
As células da Glia são: As micróglias que tem como função principal auxiliar em processos de remoção de células mortas e outros detritos.
Os astrócitos que controlam os níveis de neurotransmissores ao redor das sinapses, ajudando também a controlar as concentrações de íons importantes.
Os oligodendrócitos revestem e isola o axônio com a bainha de mielina, fazendo com que os mecanismos de condução elétrica fiquem mais eficientes.
As células ependimárias responsáveis pela produção do líquido cefalorraquidiano que envolve o cérebro e a medula espinhal.
As células de Schwann tem como função a formação das bainhas de mielina.
As células satélites são responsáveis pela regulação do ambiente químico ao redor da região dos gânglios sensitivos.
- Quais são as três características básicas que o protoplasma deve ter para um ser sobreviver?
As três características importantes e básicas do protoplasma são: irritabilidade, condutibilidade e contratilidade.
- Descreve a divisão embriológica do encéfalo e como ela se subdivide?
O Neoróporo Rostral se divide em três vesículas ou dilatações, estas são: Prosencéfalo, Mesencéfalo e Rombencéfalo. Este cérebro arquencéfalo com três dilatações desenvolve se e deriva mais cinco dilatações. Do Prosencéfalo saem duas dilatações que que são o telencéfalo e o diencéfalo que origina o cérebro. O mesencéfalo durante originará mesencéfalo e, a partir do Rombencéfalo formam- se o metencéfalo que origina ponte e cerebelo, e mielencéfalo que origina o bulbo. O encéfalo subdivide- se em: cérebro, cerebelo e tronco encefálico.
- Qual a divisão anatômica do sistema nervoso?
A divisão anatômica se dá de acordo com os ossos que cada parte da massa encefálica se encontra, sendo dividido em dois Hemisférios separado pela fissura horizontal mediana, e apresenta os lobos parietal, frontal, temporal, occipital, além do únicos que se localizam dentro da fissura longitudinal do logo temporal.
- Qual a divisão funcional do sistema nervoso?
A divisão funcional do sistema nervoso é somática (relaciona o corpo com o meio externo) e visceral (relaciona o corpo com o meio interno).
- Qual a divisão hierárquica do sistema nervoso?
O sistema nervoso pode ser dividido em sistema central e periférico.
O Sistema nervoso central é formado pelo encéfalo e medula espinhal, e Sistema nervoso periférico é formado pelos nervos, gânglios e terminações nervosas.
- Qual a diferença entre núcleo e gânglios?
Os núcleos são uma organização de corpos celulares abaixo da superfície das divisões do sistema nervoso central, já os gânglios são organização dos corpos celulares no sistema nervoso periférico. Ou seja, a diferença é que os núcleos estão no SNC e os gânglios no SNP.
- Qual a diferença entre substância cinzenta e branca?
A substância cinzenta possui maior quantidade de corpos de neurônios e interneurônios. Já a substância branca é composta por axônios e bainha de mielina.
- Cite quatro tipos de neurônios pela sua polaridade.
Bipolares, multipolares, pseudounipolares e unipolares
- Descreva o potencial elétrico relacionando com o seu gráfico.
A membrana celular do neurônio contem milhares de pequenas moléculas conhecidas como canais, estes canais permitem a passagem de íons de sódio ou potássio. Geralmente os canais de membrana são fechados, neste estado a carga interior da membrana é mais negativa da que se encontra no exterior.
A leitura gráfica do interior da membrana é registrada em 70 milivolts negativos. A membrana celular de um neurônio é polarizada por causa dessa diferença elétrica através da membrana. Dessa maneira, o impulso nervoso começa quando a pressão com outros sensores então e desiquilibram a membrana plasmática do neurônio a tal ponto que o potencial de diferença de diferença atinja uma tensão limite de cerca de 55 milivolts negativos , permitindo a entrada de sódios com carga positiva para dentro da membrana da célula fazendo com que o seu interior fique mais positivo cerca 40 milivolts positivos e causando assim, o aumento da tensão chamada de despolarização.Com o impulso canais de potássio são abertos permitindo o fluxo desses, assim a um retorno das cargas negativas. Nesse ponto a voltagem irá cair e a membrana ficará repolarizada, pois tem agora no seu interior cargas negativas e no exterior cargas positivas.
- Qual a diferença entre a sinapse elétrica e a sinapse química?
Nas sinapses elétricas, as correntes iônicas passam diretamente pelas junções comunicantes, enquanto que nas sinapses químicas a transmissão ocorre através de neurotransmissores.
- Qual o papel do cálcio na sinapse química?
A função do cálcio na sinapse química está relacionada a liberação do neurotransmissor na fenda sináptica.
- O que é aferência e eferência?
Denominam-se de nervos sensitivos aqueles que possuem fibras aferentes levando as informações obtidas no meio ambiente e no interior do nosso organismo para os locais onde essas informações serão analisadas no SNC, e de motores aqueles que possuem fibras eferentes levam os impulsos produzidos nos centros nervosos (SNC) para os órgãos onde a ação será realizada (órgãos efetores).
- Descreva o potencial de ação de um neurônio, descrevendo os acontecimentos que acontecem em um neurônio em repouso até sua finalização na condução para outra célula nervosa.
O neurônio em repouso é carregado positivamente do lado de fora da sua membrana e negativamente do lado interno. O estímulo promove a abertura dos canais de sódio, assim com a entrada de íons com carga positiva começa se a inverter a polaridade de íons despolarizando a membrana. Por onde o impulso já passou volta se a repolarização, ou seja, ao repouso inicial.
- Quais os componentes celulares (quais células) de uma sinapse Química?
A sinapse química possui tem componentes que são o terminal pré-sináptico (no neurônio que irá transmitir a informação), os neurotransmissores (na fenda sináptica) e o terminal pós-sináptico (no neurônio que irá receber a informação).
...