FORMULÁRIO PARA ATIVIDADE ONLINE
Por: Vando Monteiro • 17/6/2020 • Exam • 960 Palavras (4 Páginas) • 241 Visualizações
Formulário para Atividade Online – AO 01 |
Nome da Disciplina: | Biofísica |
Cursista: | Vando Pires Monteiro |
Polo: | Ipameri |
Tutor: | Christian Luis Ferreira Berti |
Turma: | C |
Responda as questões abaixo:
Atividade: |
Atividade 2: Questionário: Noções de Termodinâmica – Cap. 1 (Mourão e Abramov, 2017).
Calor é a energia existente em um corpo em virtude do grau de agitação das suas moléculas, temperatura é a grandeza que mede a quantidade de calor.
É a capacidade de algo realizar trabalho.
Conceito Físico que define o grau de desordem em um sistema.
Quanto maior o calor maior a desordem de um sistema, ou seja, quanto maior a agitação das moléculas de um corpo maior é a energia e esse grau de desordem é o que denominamos entropia.
Quanto maior a entropia maior a desordem e menor a certeza de onde se encontra determinada partícula.
A estabilidade só consegue se manter a custa de gasto energético já o equilíbrio que também é estável mantem sua estabilidade espontaneamente, sem gasto energético.
A quantidade de energia que entra em um sistema é a mesma que sai deste sistema, logo energia não se perde nem se cria, somente se transforma, a energia presente no universo sempre se mantem constante em outras palavras a energia se conserva. 8. Enuncie e explique a segunda lei da termodinâmica. A energia só flui espontaneamente de um sistema frio para um sistema quente, tudo flui de um ponto onde há excesso para onde há falta. O calor irá fluir espontaneamente do sistema mais quente para o sistema mais frio, o calor produz agitação das moléculas gerando desordem (entropia) e consequente transformação do sistema.
Em um sistema onde entrou determinada quantidade de energia, se toda essa energia não for transformada em trabalho, o restante é transformado em calor o que gera a agitação das moléculas resultando em desordem das mesmas (entropia).
O calor irá fluir espontaneamente do sistema mais quente para o sistema mais frio, o calor produz agitação das moléculas gerando desordem (entropia) e consequente transformação do sistema.
Movimento Browniano é a agitação continua e pelo choques das moléculas de um corpo qualquer.
Flecha do tempo indica que é inevitável e irreversível caminho que os sistemas trilham em direção à máxima entropia.
O universo está em constante transformação e a cada transformação a entropia só aumenta, além de que um sistema não pode reverter sua evolução natural a partir de seus próprios recursos. Matéria e Energia – Cap. 2 (Mourão e Abramov, 2017). 1. Conceitue matéria. Matéria é tudo aquilo que contem massa. 2. Conceitue massa. Massa é a quantidade de matéria existente em um corpo. 3. Conceitue energia. Energia é a capacidade de transformar, realizar trabalho. 4. Aponte as diferenças entre energia cinética, energia potencial e energia mecânica. Energia cinética é a energia que os corpos em movimento apresentam. Energia Potencial é a energia capaz de colocar um corpo em movimento. Energia mecânica é a soma da energia cinética mais a energia potencial. 5. O que são fluidos? É o estado da matéria que flui, escoa. 6. Diferencie as características dos estados sólido, líquido e gasoso. Sólido: é o estado da matéria que não escoa, a ordem é maior e a quantidade de energia é menor. Líquido: é o estado da matéria que escoa, a ordem é menor que no estado sólido e maior que no estado gasoso, no estado líquido existem interações moleculares contrapondo a agitação molecular. Gasoso: também é um estado da matéria que escoa, a ordem é menor que no estado líquido e a energia é maior, não existem interações moleculares, ou seja, as moléculas são independentes, ficam à mercê da energia do sistema e estão livre para se chocarem umas com as outras.
Átomo é a menor divisão da matéria, indivisível por natureza, ou seja menor partícula que caracteriza um elemento químico. Eletrosfera: Região do átomo composta por uma nuvem de elétrons. Elétron: Partícula de carga negativa e massa desprezível, que orbita ao redor do núcleo atômico. Núcleo atômico: Região que representa a parte material do átomo, composta por prótons e nêutrons.
Próton: partícula nuclear dotada de massa, que tem carga positiva. Nêutron: partícula nuclear dotada de massa, que não tem carga elétrica.
Força de campo determinada pela eletrosfera dos átomos.
Íon: átomo que, após ganhar ou perder elétrons, deixa de ser eletricamente neutro. Cátion: íon com carga positiva; Ânion: íon com carga negativa.
Densidade é a quantidade de matéria por unidade de volume. Viscosidade é a resistência de um fluido ao escoamento. Sim, há relação entre esses conceitos visto que a para se determinar a viscosidade leva se em conta a densidade, além da massa das moléculas do material e pela força das interações entre as moléculas de um material.
Pressão é a consequência dos choques entre as moléculas de um fluído.
Quanto maior a temperatura maior a pressão que um fluido (líquido ou gás) exerce em um recipiente, já que o aumento da temperatura (calor) aumenta a desordem entre as moléculas e quebra as interações moleculares ficando livres para se chocarem uma com as outras.
Transformação Isobárica é aquela que ocorre sob uma pressão constante, já a transformação isotérmica é aquela que ocorre sob temperatura constante. |
...