Fichamento Marcas E Sinalização
Exames: Fichamento Marcas E Sinalização. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: dsignsb • 1/11/2014 • 687 Palavras (3 Páginas) • 844 Visualizações
Fichamento de Livro
Título: Marcas & Sinalização - Práticas em Design Corporativo
Autores: Noberto Chamma, Pedro D. Pastorelo
Edição: 1
Editora: Senac São Paulo
ISBN: 8573596465
Ano: 2007
Páginas: 296
No Livro Marcas & Sinalização, o autor relata para quem inicia na profissão como é o dia-a-dia de um escritório de design e todos os processos e problemas que envolvem uma empresa do gênero. Os Noberto Chamma começa dando conselhos de como ser bem sucedido na profissão de designer, ele faz uso contínuo das metáforas para manter uma linguagem simples e de fácil entendimento, o que pode ser percebido nos títulos de seus textos como em "Para onde vão as moscas mortas?" onde o autor discorre sobre a efemêridade e falta de pregnância que fazem marcas serem mal sucedidas e, consequentemente, esquecidas.
É abordada também a questão projetual e de metodologia em projetos de design, o autor cita que utiliza um método de quatro fases: Diagnóstico, Cenários, Design e Implantação. O autor afirma que as duas primeiras fases não são gráficas, mas mesmo assim se revelam fundamentais para o bom desenvolvimento de projetos. Segundo Noberto Chamma "Na fase Diagnóstico procuramos determinar por meio de pesquisas e levantamentos a imagem atual da empresa e a imagem ideal almejada pelo cliente", já a fase de cenários "Coomprende a proposição de ações para a construção da imagem ideal". Logo após apresentar duas fases projetuais importantes o autor nos fala da fase de design, ele afirma que:
"A etapa converte conceitos e premissas estabelecidas com base nas fases Diagnóstico e Cenários em imagens da indentidade corporativa institucional, suas manifestações visuais, seus produtos ou serviços prestados"
(Noberto Chamma, p.85, 2007)
Por último, o autor explica que:
"A fase de Implantação deve prover os subsídios para a correta introdução dos elementos concebidos, como apresentação da nova identidade e sua política dos elementos concebidos, como apresentação da nova identidade e sua política de uso, de fundamental importância para a fixação e assimilação pela cultura interna"
(Noberto Chamma, p.85, 2007)
O autor se aprofunda no assunto e fala sobre cada etapa, dá exemplos de briefing e mostra marcas bem sucedidas com a metodologia citada.
Sobre sinalização, os autores explicam que "o principal objetivo da sinalização é informar os usuários não frequentes e que a missão do designer é tornar a visita do novo usuário confortável". Para isso, os autores afirmam que "Temos que estabelecer uma hierarquia de informações, definindo precisamente o que é o quê e onde fica", ele fala que a função básica de um bom projeto de sinalização é distribuir espaço e que, para isso, é necessário ir a campo e pesquisar o local - o fluxo de pessoas, as interferências, os problemas, as refências e o público que frequenta
...