Filippo Brunelleschi
Trabalho Escolar: Filippo Brunelleschi. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: miaqueiroga • 29/10/2013 • 342 Palavras (2 Páginas) • 925 Visualizações
Filippo Brunelleschi (nascido Filippo di ser Brunellesco di Lippo di Tura; Florença, 1377 — Florença, 1446) foi um arquitecto e escultor renascentista. Começou a vida como ourives e foi, posteriormente, um arquitecto, o pioneiro desta arte na Renascença. Entrou para a história ao concluir a Santa Maria del Fiore, em Florença, uma das primeiras catedrais em estilo renascentista.
Filippo Brunelleschi nasceu em uma família de classe média de Florença; era filho de Giuliana Spini e Brunellesco di Lippo, um advogado. Seu pai tentou o influenciar a ser também advogado, mas Fillipo preferiu a arte e arquitectura.
Quando morreu, a Itália perdeu uma dos maiores arquitectos da história.
Obra
A sua obra mais conhecida é a cúpula da catedral (Duomo em italiano) Santa Maria del Fiore, em Florença. Construída em 1434, foi a primeira cúpula de grandes dimensões, erguida na Itália, desde a Antiguidade sobre uma enorme base octogonal.
Brunelleschi também projectou o Hospital dos Inocentes, que era caracterizado pela sua proporção e pela repetição de colunas, as quais constituíam o elemento de sustento e a sua planta de cruz latina. Esta foi considerada a primeira manifestação de uma nova arquitectura, clara e organizada de uma forma racional.
Outra grande obra deste artista é o Palácio Pitti, sendo este o protótipo do estilo palaciano renascentista.
As igrejas de São Lourenço e Santo Espírito também são obras de Brunelleschi, tal como a Capela Pazzi, que é caracterizada pela sua estrutura geométrica e, é de salientar ainda que só os elementos arquitectónicos participavam, ou seja, todos os elementos supérfluos foram dispensados: nem retábulos, nem imagens de santos (excepto uns medalhões de Donatello).
O encontro com a perspectiva linear
Na primeira fase de sua carreira de arquitecto, Brunelleschi redescobriu os princípios da perspectiva linear, que, conhecidos por gregos e romanos, ficaram esquecidos durante toda a Idade Média. Restabeleceu na prática o conceito de ponto de fuga, e a relação entre a distância e a redução no tamanho dos objectos. Seguindo os princípios ópticos e geométricos enunciados por Brunelleschi, os artistas da época puderam reproduzir objectos tridimensionais no plano com surpreendente verosimilhança.
...