Fisiologia
Por: gecinhalima • 18/9/2015 • Trabalho acadêmico • 1.023 Palavras (5 Páginas) • 1.145 Visualizações
Estudo dirigido de Fisiologia Humana – 2014.2
- Explique o que estuda a Fisiologia Humana.
A fisiologia busca explicar os fatores físicos e químicos que são responsáveis pela origem, desenvolvimento e progressão da vida. Além disso, procura explicar as características e os mecanismos específicos do corpo humano que fazem dele um ser vivo.
- Defina o que é homeostasia e explique qual a sua importância para o organismo.
Refere-se a manutenção de condições quase constantes no meio interno através de mecanismos diversos. Sua importância se encontra, por exemplo, na manutenção do equilíbrio de substâncias entre o meio intra e extracelular.
- Explique como funcionam os controles homeostáticos regulados por feedback negativo e por feedback positivo. Cite um exemplo de cada um.
O feedback negativo refere-se aos sistemas de controle que busca cessar um estímulo que poderia estar causando o excesso ou deficiência de um determinado fator. Exemplo: regulação das concentrações do dióxido de carbono é controlada pelo sistema respiratório, com aumento ou diminuição da frequência e profundidade das respirações. O feedback positivo não é homeostático e não leva ao equilíbrio. Ele potencializa um estímulo inicial. Exemplo: contrações uterinas; perda de grandes volumes de sangue (2L).
- Em fisiologia humana, os sistemas corporais contribuem para a manutenção do equilíbrio do “meio interno”. Explique o que se entende pelo conceito de equilíbrio do “meio interno”. Cite dois exemplos de sistemas do corpo e explique como estes contribuem para manter esse equilíbrio.
Estado em que o corpo humano mantém o equilíbrio das concentrações de fatores essenciais para continuidade de suas funções normais. Esse estado é possível devido a ação de vários sistemas agindo em conjunto para manter esse equilíbrio quase constante. Sistema digestório, proporciona a digestão e absorção dos nutrientes necessários para o metabolismo celular; sistema respiratório realiza a hematose.
- Quais as principais diferenças quanto à composição iônica do meio extracelular e intracelular?
O Sódio, Cálcio, Cloreto são substâncias mais concentradas no meio extracelular, enquanto que o potássio, magnésio e fosfato estão em maior proporção no meio intracelular.
- Explique o que você esperaria que ocorresse ao volume de uma célula que fosse exposto às seguintes soluções: 1) solução hipotônica; 2) solução hipertônica; 3) solução isotônica. Justifique a sua resposta.
Quando a célula é exposta a um meio hipotônico, ou seja, meio em que as concentrações de um soluto estão diminuídas, a célula tenderá a ganhar mais volume devido a passagem de líquidos através da membrana celular. O contrário ocorreria caso essa mesma célula estivesse em um meio hipertônico. Já em um meio isotônico, haveria um equilíbrio entre o volume de líquidos entre os dois meios (célula e solução).
- Explique como ocorre a passagem de substâncias apolares (lipofílicas/hidrofóbicas), como exemplo o CO2 e O2, pela membrana celular.
Essas substâncias irão se movimentar através da membrana celular devido seu movimento cinético, considerando que são substâncias lipossolúveis. A intensidade da difusão será determinada pela quantidade de substância disponível, pela velocidade do movimento cinético, e pelo número e tamanho das aberturas na membrana.
- Explique como ocorre a passagem de íons (hidrofílicas), como exemplo o Na+, Ca2+ e K+, pela membrana celular.
As substâncias hidrofílicas se movimentam através da membrana celular por meio das proteínas canais que permitem essa movimentação. O interior das proteínas canais de sódio forma uma carga negativa em seu interior fazendo com que o sódio se desidrate das moléculas de água e sejam puxados para o interior da célula.
- Explique a diferença entre transporte ativo e transporte passivo através da membrana celular. Cite um exemplo de cada caso.
- Explique a diferença entre difusão simples e difusão facilitada. Cite um exemplo de cada caso.
Difusão facilitada (mediada por transportador), utilizada uma proteína transportadora e sua velocidade é limitada pela proteína diferentemente da difusão simples onde as substâncias lipossolúveis são transportadas com velocidade proporcional a sua concentração em dado meio.
...