Fisiologia Humana
Artigo: Fisiologia Humana. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: linharesmacedo • 18/9/2014 • 1.269 Palavras (6 Páginas) • 690 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO
Curso: Educação Física – Bacharelado
Disciplina: Esportes de Lutas
Tutor: Anderson Vasconcelos Soares R.A.: 1116309
Aluno: Edgard Linhares Macêdo Turma: DGEB1301FDS1N
Unidade(s): 1 e 2
PERGUNTAS E RESPOSTAS
1) Explique o que é fisiologia e homeostasia.
Fisiologia – é o estudo das funções físicas orgânicas e bioquímicas dos seres vivos, ou seja, é o estudo da natureza dos organismos.
Homeostasia – é o conjunto de fenômenos de auto-regulação que levam a preservação da constância quanto às propriedades e a composição do meio interno de um organismo. Portanto o meio interno do corpo permanece dentro de certos limites fisiológicos.
2) O que é ribossomo, retículo endoplasmático rugoso e liso, complexo de Golgi, lisos¬somo, peroxissomo e mitocôndria? Qual a função de cada uma dessas estruturas celulares?
Ribossomo – Organela citoplasmática ob a forma de grânulos composto de RNA (ácido ribonucléicos) e proteínas.
Retículo Endoplasmático – é um sistema de comunicação interna das células e é formado por várias membranas. Existem dois tipos de Retículo o Liso e o Rugoso.
- Retículo Liso – sua função é realizar a síntese de substâncias lipídicas.
- Retículo Rugoso – sua função é de realizar a síntese de proteína.
Complexo de Golgi – é um conjunto de vesículas finas e achatadas e sua função principal é armazenar secreção das células.
Lisossomos – são organelas presentes no citoplasma da grande maioria das células eucariontes. Responsável pela “Lise” que é a quebra de estruturas celulares danificadas, partículas de alimentos ingeridos pela célula e materiais indesejados como as bactérias.
Peroxissomo – são vesículas que contêm oxídoses, que através da combinação de íons de oxigênios (02), com íons de hidrogênio (H), forma o peróxido de hidrogênio ( H2o2 ).
Sua função é a de oxidar as substâncias que poderiam ser tóxicas para a célula
Mitocôndrias – são organelas presentes no interior das células animais, mais especificamente no citoplasma, ocorre também na mitocôndria a biossíntese aeróbia de ATP, que é uma substância de alta energia. Sua função é de realizar o processo de respiração celular, onde ocorre um processo de reações químicas, através das quais a célula obtém energia para suprir suas necessidades.
3) O que é líquido intracelular e líquido extracelular? Quais as substâncias que são transportadas do fluido extracelular para o fluido intracelular?
Liquido Extracelular – chamado de fluído extracelular, e todo o liquido corporal que se encontra no exterior das células, mas que faz parte do metabolismo de um organismo pluricelular.
Liquido Intracelular – líquido encontrado em sua maior parte dentro da célula, formando o fluído intracelular.
As substâncias transportadas são os íons, os nutrientes e os gases.
4) O que é difusão simples, difusão facilitada, osmose e transporte ativo? Quais as substâncias que são transportadas em cada tipo de transporte?
Difusão Simples – a passagem de substâncias ocorre de forma direta. É o movimento contínuo das moléculas através dos poros da membrana celular, por meio de sua energia cinética. O processo é passivo por não existir gasto de energia, sendo que sua força motriz é o próprio gradiente de concentração entre os dois lados da membrana e sem ajuda de carreadores.
Substâncias que são transportadas são: água, gases, íons e moléculas pequenas.
Difusão Facilitada – o processo é passivo, mais o transporte de uma substância através da membrana celular ocorre com a ajuda de proteínas transportadoras ou carreadoras. Pois a molécula acopla-se de um lado a outro desta fazendo o movimento da molécula. Sua força motriz é o gradiente de concentração do soluto.
Substâncias que são transportadas são: glicose e aminoácidos.
Osmose – é o transporte do solvente (água) através de uma membrana semipermeável (permeável à água e impermeável ao soluto), devido à espessura pequena do poro da membrana. A água passa de um meio menos concentrado de partículas par o mais concentrado. O processo é passivo e sua força motriz é o gradiente de concentração da água. O exemplo de transporte é a água.
Transporte Ativo – é responsável pelo transporte de substâncias contra um gradiente de concentração. O processo é ativo pois existe gasto de energia necessitando de um carreador específico.
Íons, cálcio, sódio, e potássio (bomba de sódio de potássio), ferro, hidrogênio, cloreto, alguns açucares, aminoácidos, entre outros.
5) Quais as fases do potencial de ação? Explique cada uma dessas fases.
Despolarização – é entrada de sódio na célula, que são íons carregados positivamente, a polaridade é neutralizada, chegando a zero, ou ocorre uma inversão de cargas, tornando a célula positivamente carregada. Isso ocorre quando a célula está com o potencial de membrana de -70 milivolts (potencial de repouso), antes do inicio do potencial de ação, diz-se que a membrana está polarizada. E ao chegar um estímulo, que pode ser químico, mecânico, térmico, entre outros, a membrana celular torna-se permeável aos íons sódios, que entram imediatamente a favor do gradiente eletroquímico.
Repolarização – Essa polaridade é restabelecida, quando o excesso de carga positiva, e, portanto, com a difusão dos íons potássio para o exterior da célula, isso ocorre depois de a permeabilidade da membrana aos íons sódio terem aumentado, os canais de sódio começam a fechar e os de potássio a se abrir, e a membrana fica mais permeável.
Hiperpolarização ou Hiperpolarização tardia
...