FISIOLOGIA HUMANA
Trabalho Universitário: FISIOLOGIA HUMANA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: PRNCIPE • 24/9/2013 • 875 Palavras (4 Páginas) • 1.110 Visualizações
UNIVERSIDADE CEUMA
CURSO: FARMÁCIA
CRÍTICA SOBRE A INDÚSTRIA FARMACÊUTICA
São Luis
2013
Universidade Ceuma
Curso: Farmácia
Professor: Michelle
Acadêmica: Josielma de Jesus Costa Corrêa Cpd: 016668
Turma: 1° Período, sala: 301
São Luís
2013
APRESENTAÇÃO
Este trabalho tem a finalidade de observar que no filme “O Jardineiro fiel” ocorrem vários conflitos éticos, como em relação ao teste de medicamentos em pessoas de comunidades pobres, negras, sem o conhecimento delas sobre o uso desses. A empresa pesquisadora por achar que essas pessoas, por viverem em um país pobre e que já estariam mesmo condenadas a morte, poderiam ser usadas em testes com fins lucrativos.
Um outro aspecto a ser observado foi em relação ao fato das autoridades saberem que este teste estava sendo realizados e mesmo assim se omitirem, deixando pessoas inocentes servirem de cobaias e serem mortas por estarem sendo usadas contra o seu conhecimento e consentimento no teste de experiência de medicamentos.
SUMÁRIO
1. Introdução.......................................................................................................4
2. Análise Ética do Filme.....................................................................................5
3. Conclusão.........................................................................................................6
4. Referencias Bibliográficas................................................................................7
1. INTRODUÇÃO
A Indústria Farmacêutica é responsável por produzir medicamentos. É uma atividade licenciada para pesquisar, desenvolver, comercializar e distribuir drogas farmacêuticas. Muitas das companhias farmacêuticas surgiram entre o final do século XIX e no início do século XX. As principais descobertas aconteceram em torno de 1920 e 1930. Nos últimos anos surgiram no Brasil os medicamentos genéricos, com a mesma forma do medicamento de marca.
De modo geral indústria farmacêutica fabrica e comercializam seus medicamentos somente após um longo processo, que envolve meses e anos de pesquisa, testes e pesados investimentos. As pesquisas para a busca e aperfeiçoamento de determinados medicamentos podem custar bilhões de dólares. Quando um medicamento é descoberto por uma determina empresa, esta pode requerer a patente da fórmula. Outras empresas que desejam fabricar a mesma fórmula devem pagar royalties à detentora da patente. O retorno da maior parte do investimento feito ocorre à forma de lucros advindos da venda de royalties, além da comercialização direta dos medicamentos.
Por tanto, os críticos afirmam que as pesquisas da indústria farmacêutica são orientadas basicamente pelo lucro, o que dá lugar á existência das chamadas doenças negligenciadas. Essas doenças afetam principalmente a população mais pobre dos países em desenvolvimento, que não pode pagar altos preços pelos remédios de que necessita. Assim, a indústria privilegia os investimentos na pesquisa e desenvolvimento de medicamentos para doenças que afetam a população mais rica e mais concentrada nos países desenvolvidos, pois podem pagar e garantir o retorno dos investimentos.
2. Análise Ética do filme − “O Jardineiro Fiel”
O filme retrata pesquisas científicas com seres humanos, fazendo destes cobaias de novas drogas experimentais. Estes são os
...