Funções do fígado
Artigo: Funções do fígado. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: anafdepaula • 27/3/2014 • Artigo • 351 Palavras (2 Páginas) • 417 Visualizações
Nota: Hepática redireciona para esta página. Se procura os organismos vivos da divisão Marchantiophyta, consulte Hepáticas.
Fígado
Leber Schaf.jpg
Fígado de uma ovelha: (1) lobo direito, (2) lobo esquerdo, (3) lobo caudado, (4) lobo quadrado, (5) artéria hepática e veia porta, (6) nódulos linfáticos hepáticos, (7) vesícula biliar.
Figado1.jpg
Fígado (visão posterior)
Gray's assunto #250 1188
Vascularização artéria hepática comum
Drenagem venosa veia hepática, veia porta hepática
Inervação gânglio celíaco, vago1
Precursor intestino anterior
MeSH Liver
Fígado (do latim ficatu) é a maior glândula e o segundo maior órgão do corpo humano. Funciona tanto como glândula exócrina, liberando secreções num sistema de canais que se abrem numa superfície externa, como glândula endócrina, uma vez que também libera substâncias no sangue ou nos vasos linfáticos. Localiza-se no hipocôndrio direito, epigástrio e pequena porção do hipocôndrio esquerdo, sob o diafragma e seu peso aproximado é cerca de 1,3-1,5 kg no homem adulto e um pouco menos na mulher.2 Em crianças é proporcionalmente maior, pois constitui 1/20 do peso total de um recém nascido. Na primeira infância é um órgão tão grande, que pode ser sentido abaixo da margem inferior das costelas, ao lado direito.
Os adjetivos relacionados com este órgão, "hepático" e "hepática" derivam da palavra grega para fígado, ηπαρ, hepar.Em algumas espécies animais o metabolismo alcança a atividade máxima logo depois da alimentação; isto lhes diminui a capacidade de reação a estímulos externos. Em outras espécies, o controle metabólico é estacionário, sem diminuição desta reação. A diferença é determinada pelo fígado e sua função reguladora, órgão básico da coordenação fisiológica.
Entre algumas das funções do fígado, podemos citar3 4 :
produção de bile;
síntese do colesterol;
conversão de amônia em uréia;
desintoxicação do organismo;
síntese de protrombina e fibrinogênio (fatores de coagulação do sangue);
destruição das hemácias;
síntese, armazenamento e quebra do glicogênio;
emulsificação de gorduras no processo digestivo, através da secreção da bile;
lipogênese, a produção de [triacilglicerol] (gorduras);
armazenamento das vitaminas A, B12, D, E e K;
armazenamento de alguns minerais como o ferro e o cobre;
síntese de albumina (importante para a osmolaridade do sangue);
síntese de angiotensinógeno (hormônio que aumenta a pressão sanguínea
...