Gametogenese Masculina E Feminina
Ensaios: Gametogenese Masculina E Feminina. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 090977 • 3/4/2014 • 416 Palavras (2 Páginas) • 683 Visualizações
GAMETOGÊNESE FEMININA E MASCULINA
A Espermatogênese
segunda meiose, que só se completa se houver fecundação, pois ela acontece até a metáfase, então a divisão é interrompida. Se for fecundado, a divisão continua e outra célula é formada, o 2º corpúsculo polar, que é também degenera. Após isso a maturação é completada, não havendo período de diferenciação, como na espermatogênese.
O processo de gametogênese na mulher se repete Processo que ocorre nos testículos, as gônadas masculinas. Secretam a testosterona, hormônio sexual responsável pelo aparecimento das características sexuais masculinas.
As células dos testículos estão organizadas ao redor dos túbulos seminíferos, nos quais os espermatozoides são produzidos. A testosterona é secretada pelas células intersticiais.
Nos mamíferos, geralmente os testículos ficam fora da cavidade abdominal, em uma bolsa de pele chamada bolsa escrotal. Dessa forma, a temperatura dos testículos permanece aproximadamente 1° C inferior à temperatura corporal, o que é ideal para a espermatogênese
A espermatogênese divide-se em quatro fases:
Fase de proliferação ou de multiplicação: Tem início durante a vida intrauterina . As células primordiais dos testículos, diploides, aumentam em quantidade por mitoses consecutivas e formam as espermatogônias .
Fase de crescimento: Um pequeno aumento no volume do citoplasma das espermatogônias as converte em espermatócitos.
Fase de maturação: Também é rápida, corresponde ao período de ocorrência da meiose. Depois da primeira divisão meiótica, cada espermatócito de primeira ordem origina dois espermatócitos de segunda ordem .que, originam quatro espermátides haplóides.
Espermiogênese: É o processo que converte as espermátides em espermatozoides.
A Ovogênese
É o processo de formação dos óvulos, a partir das ovogônias, e tem início ainda no embrião, porém só é completado durante a puberdade.
As ovogônias são células diplóides e também sofrem mitoses, ficando maiores, formando os ovócitos primários, que são cobertos por uma camada de células, pelo estroma ovariano, formando o folículo primordial. Estas células que o recobrem mudam de forma, formando o folículo primário. O folículo primário, quando possui mais de uma camada de células o recobrindo, é chamado de folículo secundário.
A meiose no folículo primário dá origem a duas células haploides, o ovócito secundário e o primeiro corpúsculo polar. Estas duas células possuem tamanhos diferentes, pois o ovócito secundário recebe a maior parte do citoplasma, restando muito pouco para o corpúsculo polar. Na espermatogênese, as células têm o mesmo tamanho e recebem o mesmo nome.
O corpúsculo polar logo se degenera e o ovócito secundário sofre a todo mês, não se completando caso não haja fecundação. As pílulas anticoncepcionais impedem a ovulação na mulher.
Bibliografia:
Embriologia Básica
...