Ideias e pensamentos sobre genética por Gregor Mendel
Artigo: Ideias e pensamentos sobre genética por Gregor Mendel. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: otanari • 3/4/2014 • Artigo • 988 Palavras (4 Páginas) • 790 Visualizações
Gregor Mendel considerado o pai da genética clássica utilizou ervilhas para mostrar suas ideias e pensamentos a respeito de como a transmissão de características ocorre, ele usou este tipo de vegetal porque era fácil de cultivar e possuíam um ciclo reprodutivo curto e pelo fato de que o androceu e o gineceu estão presentes, o que facilita a ocorrência da autofecundação.
Em resumo nestes experimentos realizados com ervilhas, Mendel pode entender que os determinantes hereditários têm uma natureza discreta chamados de genes , Cada parental tem um par de genes em cada célula que determina o caráter em estudo e que o produto do cruzamento de duas linhagens puras, designado F1, contém um alelo para o fenótipo dominante e um para o recessivo.
Um membro de cada par segrega na formação de um gameta, por isso cada gameta tem apenas um dos alelos do par e este processo ocorre na meiose (a transmissão de características acontece de uma geração para outra, através de fatores segregantes).
Mendel produziu e separou flores de acordo com o que ele pretendia estudar como por exemplo a cor delas chegando a conclusão de que por exemplo se duas linhagens puras (homozigóticas) de uma espécie de planta com flores, respectivamente, brancas e vermelhas, forem cruzadas com o objetivo de verificar a relação de dominância entre os alelos que determinam a sua cor e para saber se o alelo responsável pela cor branca é dominante ou recessivo deverá cruzar duas plantas de linhagens uras com flores brancas e vermelhas se no caso ocorrem apenas flores vermelhas o alelo será recessivo.
Existem pares de genes em que um não é capaz de impedir a manifestação do outro dizemos se tratar de um par de genes alelos com ausência de dominância. Ex: Em um cruzamento entre flor rosa x flor rosa e flor rosa x flor branca serão esperadas flores brancas porquê não há dominância, quando cruzamos VV com BB formam-se somente rosas, e rosas com vermelhas formam exclusivamente rosas e vermelhas (pois não há dois B - um do "pai" outro da "mãe")
Rosa = VB
Branca = BB
Vermelho = VV
O albinismo trata-se de uma doença metabólica hereditária, resultando de disfunção gênica na produção de melanina (Obs.: O albinismo tem origem genética, seu gene é recessivo, ou seja, é aa ).
Em um caso onde um homem e sua esposa, ambos normais, já tiveram um filho albino e eles gerarem gêmeos dizigóticos, a probabilidade de ambos serem albinos é de 1/16 porque Os pais saudáveis têm: AA Aa eles podem gerar: AA Aa Aa aa ou seja, temos 1/4 de chance da criança nascer albina (aa) como os gêmeos são dizigóticos, multiplica-se essa fração por ela mesma: 1/4 * 1/4 = 1/16.
Informações auxiliares :
- Genoma: conjunto de genes organizados nos cromossomos.
- Crossing – over: troca de fragmentos de cromossomos homólogos na primeira divisão da meiose.
- Fenótipo: conjunto de características detectáveis de um indivíduo e resulta da interação entre o genótipo e o meio ambiente.
- Alelo: atuam sobre a mesma característica, mas não são obrigatoriamente iguais.
- Gene: segmento DNA capaz de transcrever uma molécula de RNA.
Herança quantitativa: quantidade de alelos dominantes formam um gradiente de fenótipos possíveis, desta forma, existe um fenótipo determinado por todos alelos dominantes (como AABBCC) e um outro totalmente recessivo (como aabbcc). Os genótipos intermediários formam um gradiente de possibilidades de fenótipos.
Apenas indivíduos heterozigotos podem produzir descendentes com 50% fenótipo dominante e 50% com fenótipo recessivo. A para normal (gene dominante) pele normal e "a" para albino - pigmentação diferenciada da pele (gene recessivo).Se um é heterozigoto e o outro é homozigoto, logo, os genótipos serão: 50 % de chance de ser fenótipo dominante Aa; 50% de chance de ser fenótipo recessivo (aa).
De acordo com a Segunda Lei durante
...