TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HISTÓRICO DA PROFISSÃO BIOLÓGICA

Resenha: HISTÓRICO DA PROFISSÃO BIOLÓGICA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/6/2014  •  Resenha  •  423 Palavras (2 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 2

HISTÓRICO DA PROFISSÃO DE BIÓLOGO

Foi instituída há 75 anos no Brasil a profissão de biólogo.

O Presidente da Republica João Baptista Figueiredo sancionou a Lei n.º 6.684 em 3 de Setembro de 1979 que regulamentou a Profissão de Biólogo e criou o CFBio e o CRBios definido- os ,como Autarquia Federal e mantidas por cada profissional inscritos, com habilitação profissional, como os demais conselhos existentes. Os conselhos Profissionais tem como objetivo defender e disciplinar o exercício profissional.

O Biólogo deixou de ser clandestino depois de quatro décadas após a aprovação da a Lei n.º 6.684/ 79 que tornou legal o exercício da profissão, passando a compor o cenário nacional das profissões nacionais.

Com a existência do CFBio e o CRBios junto a sociedade foi possível ampliar a visibilidade do Biólogo em várias áreas como profissional das Ciências Biólogicas.

ÁREAS DE ATUAÇÃO DO BIÓLOGO

Segundo a Resolução nº 227/2010, de 18 de agosto de 2010, que dispõe da regulamentação das atividades e as áreas de atuação do biólogo, ficou estabelecido que o biólogo pode atuar em Áreas como em Meio Ambiente e Biodiversidade ( Arborização Urbana, Controle de Vetores e Pragas, Gestão Ambiental, entre outras ); em Saúde ( Bioética, Aconselhamento Genético, Gestão da Qualidade, entre outros ) ; em Biotecnologia e Produção ( Biodegradação, Bioinformática , Biologia Molecular, entre outras). Após a deliberação pelo Plenário do CFBio poderão ser incorporadas outras áreas de atuação segundo o desenvolvimento da Ciência e Tecnologia.

CÓDIGO DE ÉTICA

O Código de Ética do Profissional Biólogo foi aprovado pelo CFBio em 05 de março de 2002 através da Resolução nº 2. Das disposições do Código se aplicam às pessoas físicas e jurídicas e firmas individuais devidamente registrada no Conselho de Biologia.

O Código também contém as normas éticas e princípios que devem ser seguidos pelos Biólogo no exercício da profissão, entre elas : Toda atividade do Biólogo deverá sempre consagrar respeito a vida em todas as suas formas e manifestações e à qualidade do meio ambiente.Ele também exercerá sua profissão segundo a legislação em vigor e na especifica de sua profissão e de acordo com o `` Principio da Precaução ``, observando os preceitos da Declaração dos Direitos Humanos.

O Biólogo terá como principio o compromisso permanente com a geração, a aplicação, a transferência, a divulgação e o aprimoramento dos conhecimentos e experiência profissional sobre Ciências Biológicas, visando o desenvolvimento da Ciência, a defesa do bem comum, a proteção do meio ambiente e a melhoria da qualidade de vida em todas as suas formas e manifestações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com