Hemorragia
Pesquisas Acadêmicas: Hemorragia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: cristianegda • 14/12/2012 • 365 Palavras (2 Páginas) • 1.353 Visualizações
Hemorragias
O sangue tem uma função vital e fundamental no organismo, além de transportar os nutrientes e o oxigênio para as células. Também leva o gás carbônico e outros resíduos e substâncias para os órgãos excretores do corpo. O sangue tem funções nutritivas, excretoras e imunológicas essenciais ao nosso organismo, o que leva a concluir que a perda de tal elemento em nosso corpo é extremamente prejudicial e, dependendo da quantidade e do caso, mortal.
Uma hemorragia com muita perda de sangue não devidamente tratada pode levar a vítima a um estado de choque e, posteriormente, a óbito. Já em casos de hemorragias de menor proporção, pode trazer um quadro de anemia (falta de nutrientes, e baixa quantidade de glóbulos vermelhos no sangue).
Chama-se hemorragia ou sangramento à perda de sangue do sistema circulatório para dentro das cavidades ou tecidos do próprio organismo ou para fora dele, devido à laceração ou ruptura de vasos sanguíneos. São hemorragias típicas aquelas que ocorrem após acidente ou traumatismo, rompimento de uma neurisma ou de varizes, esfoladura da pele, etc.
Na hemorragia interna, a perda de sangue não é evidente, mas pode ser vista através de sinais que a vítima possa apresentar como palidez, suor frio, tontura, pulso fraco, lábios e dedos arroxeados e sede.
Hemorragia externa pode-se visualizar a perda de sangue apenas ou através da exposição de vísceras (evisceração), que é uma ocorrência muito comum em acidentes automobilísticos.
Quais os tipos de hemorragias?
Uma hemorragia pode ser pequena e pouco significativa ou importante e até letal. Um dos critérios usados para classificar as hemorragias é dividi-las em quatro classes, de acordo com o volume de sangue perdido.
...