TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Hereditariedade

Por:   •  4/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  681 Palavras (3 Páginas)  •  662 Visualizações

Página 1 de 3

Este trabalho tem como objetivo em trazer informação para ajudar os futuros professores e leitores, mostrando a importância das idéias de Jean Piaget para a educação, e como os, conceitos da teoria e estágios, que se relacionam com as forma que a criança, adolescente constrói seu conhecimento, que Consiste na “distância que medeia entre o nível atual de desenvolvimento da criança, determinado pela sua capacidade atual de resolver problemas individualmente e o nível de desenvolvimento potencial, determinado através da resolução de problemas sob a orientação de adultos ou em colaboração com os pares mais capazes”.

Piaget apresenta uma teoria do desenvolvimento cognitivo, a onde ele tinha curiosidade em descobri o começo e os procedimentos de do pensamento e do conhecimento da criança, assim estudando o pensamento a partir do nascimento até a maturidade.

De acordo com o modelo piagetiano, o processo de amadurecimento do organismo, a conhecimentos com objeto, a vivencia social e, sobretudo a equilibração do organismo ao ambiente.

De acordo com Wadsworth, na organização, tem os esquemas como elementos básico do pensamento, temos, na adaptação, a assimilação e a acomodação, em busca de equilíbrio.

A assimilação: consiste na tentativa do endivido em resolver uma situação a partir do conhecimento já existente, buscando similaridade entre eles e as informações novas, sem deixar alterar os esquemas que já existe.

Acomodação: e toda a modificação em uma estrutura de idéias já existentes, podendo causar uma modificação nesses esquemas, gerando um processo de acomodação. (woolfolk 2000)

Woolfolk (2000, p.40) resume o conceito de equilibração da seguinte forma: para mantermos um equilíbrio entre nossos esquemas para entender o mundo e os dados que este fornece, assimilamos continuamente novas informações, usando os esquemas existentes, e acomodamos nosso pensamento sempre que tentativas fracassadas de assimilar produzem desequilíbrio.

O conceito de equilibração pode ser defendido como um mecanismo de organização de estruturas cognitivas que tende a levar o individuo a construção de uma forma de se adaptar a realidade. Por tanto os processos de transformação depende sempre de como o individuo tende a elaborar e assimilar sua convivência com o ambiente, isso porque visa conquista da equilibração do organismo que reflete as preparação possibilitadas pelos graus de desenvolvimento cognitivo que o organismo apresenta-nos diversos estágios da sua vida.

Os estágios do desenvolvimento cognitivo de Piaget.

Estagio sensório –motor :de ( 0 a 2 anos) a criança começa a desenvolver um conjunto de esquemas que permite construir conhecimento físico da realidade ,começa a fazer imitações ,memória e pensamento , passa das ações reflexas para atividade voltada para objeto ,reconhece os objetos.

Estagio pré - operacional de ( 2-7 anos) desenvolve o uso da linguagem e capacidade de pensar de forma simbólica,inicia a construção da relação causa e efeito ,tem dificuldade de ver o ponto de vista de outra pessoa.

Estagio operacional concreto de ( 7-11 anos) começa a construir conceitos,através de estruturas lógicas ,capaz de resolver problemas concretos,práticos de maneiras lógicas,compreende a reversibilidade .

Estagio operacional

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (41 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com