Hipertenção Arterial
Artigos Científicos: Hipertenção Arterial. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Barbara32 • 21/9/2013 • 1.938 Palavras (8 Páginas) • 882 Visualizações
FACULDADE MAURÍCIO DE NASSAU
Aurenice Campos da Silva
Amaro Tobias Vasconcelos
ESTUDO DE CASO REALIZADO EM UM PACIENTE
CRIANÇA PORTADORA DE PNEUMONIA
Maceió, 03 de junho de 2013
FACULDADE MAURÍCIO DE NASSAU
Aurenice Campos da Silva
Amaro Tobias Vasconcelos
ESTUDO DE CASO REALIZADO EM UM PACIENTE
CRIANÇA PORTADORA DE PNEUMONIA
Trabalho apresentado como requisito para obtenção de nota na disciplina Saúde da Criança do curso de Enfermagem da Faculdade Maurício de Nassau sob orientação da Professora Jessica Nazário.
Maceió, 03 de junho de 2013
Sumário
1- Resumo
2- Introdução
3- Objetivo
4- Desenvolvimento
5- Metodologias
6- Resultado e discussões
7- Considerações finais
8- Referências Bibliográficas
9- Anexo
• Introdução
O estudo de caso foi realizado em uma paciente interna na ala pediátrica do Hospital Municipal São Sebastião no Município de Porto Calvo-AL, durante o período de 15 à 20/04/2013. Com um quadro de infecções no trato respiratório inferior, causada pela bactéria Streptococcus pyogenes.
• Objetivo
Conhecer os aspectos fisiopatológicos da pneumonia;
Verificar a forma de acompanhamento da paciente em questão;
Observar o processo de aceleração da doença e ao mesmo tempo seu tratamento que possibilite a cura.
• Metodologia
Foram realizados exames laboratoriais e exame radiológico para comprovação da patologia, em seguida proferiu o tratamento adequado a paciente.
Estudo de caso do paciente com Pneumonia
Hospital Hospital Municipal São Sebastião Porto Calvo
Nome K.M.S.S
Data de nascimento 15 de junho de 2007
Nacionalidade Brasileira
Naturalidade Porto Calvo
Endereço Povoado Manganzala s/nº
Sexo Feminino
Data da entrada 17 de abril de 2013
Peso 14Kg
Cor Branca
Enfermaria 07
Leito 01
Enfermaria 07
Leito 01
• Queixa principal
A criança deu entrada na unidade hospitalar com de febre elevada, tosse produtiva e perda de peso acentuado, necessitando de atendimento emergencial.
• Relato da mãe sobre o desenvolvimento da doença
Segundo o enfermeiro de plantão, mediante exame físico e relato da mãe, a criança já apresentava sintomas da doença, que durante um período de uma semana esteve observando a filha com febre, tosse e dificuldade de respirar, foi então que resolveu procurar assistência médica.
• Histórico da patologia na família
Relata a mãe que não sabe de nenhum caso já existente na família, sendo a criança a segunda filha do casal, estando à mesma com todas as vacinas atualizadas e que a menina sempre foi uma criança sadia e que nunca apresentou nenhum problema de saúde até o momento.
• Histórico Social
A criança reside com os pais e o irmão, sendo a casa própria em um bairro isolado da cidade, com água encanada, sem ser potável, saneamento básico inexistente, a coleta de lixo é diária, a mãe cuida da casa e o pai é trabalhador rural.
• Exame Físico
Criança consciente, orientada, deambulando, eupnéica, febril, desidratada. Aceitando com dificuldade a dieta oferecida.
Cabeça e Pescoço: Perímetro Cefálico 50 cm. Crânio normocefálico. Couro cabeludo íntegro e limpo. Face: simétrica com lesões. Orelhas bem implantadas, simétrico, pavilhão auricular integra e limpo, acuidade auditiva preservada. Pupilas isocóricas com mucosa ocular hipocorada. Nariz simétrico com secreção, pele com lesões; lábios hipocorados, ausência de lesões. Mucosa oral desidratada, ausência de lesões, dentição completa com presença de caries, gengivas integras amígdalas tamanho normal. Pescoço simétrico e íntegro, forma cilíndrica sem presenças de gânglios palpáveis e visíveis, mobilidade ativa, mediana, tireóide volume normal.
Tórax: Perímetro Torácico 53 cm. Tórax normolíneo, a ausculta pulmonar com MV (+), e ruídos adventícios em ápice e base do pulmão esquerdo. Bulhas cardíacas normofonéticas em dois tempos
Membros superiores: com movimentação muscular normal, pele com lesões e pruridos, pequena, Pulso Radial e Braquial D e E palpáveis, com pouco fluxo sanguíneo. Unhas aparada, sem higienização, com acesso venoso em MSD
Abdome: flácido, indolor a palpação, com presença de RHA em QSE
Funções fisiológicas: presentes, diurese de coloração amarelo escuro com odor característico.
Membros Inferiores: com movimento normais, apresentando pele com lesões e pruridos, sem presença de edema, , unhas aparadas, com pouca higienização.
...