História Da Arte: Aristóteles
Artigos Científicos: História Da Arte: Aristóteles. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: fpsarquitetura • 8/5/2014 • 1.316 Palavras (6 Páginas) • 686 Visualizações
Aristóteles
• Este grande filósofo grego, filho de Nicômaco, médico de Amintas, rei da Macedônia, nasceu em Estagira, colônia grega da Trácia, em 384 a.C.
• Em 343 foi convidado pelo Rei Filipe para a corte de Macedônia, como preceptor do Príncipe Alexandre, então jovem de treze anos.
• De volta a Atenas, em 335, treze anos depois da morte de Platão, Aristóteles fundava, perto do templo de Apolo Lício, a sua escola. Daí o nome de Liceu .
A Biblioteca de Alexandria
Durante uns sete séculos, entre os anos de 280 a.C. a 416, a biblioteca de Alexandria reuniu o maior acervo de cultura e ciência que existiu na antigüidade. Ela não contentou-se em ser apenas um enorme depósito de rolos de papiro e de livros, mas por igual tornou-se uma fonte de instigação a que os homens de ciência e de letras desbravassem o mundo do conhecimento e das emoções, deixando assim um notável legado para o desenvolvimento geral da humanidade.
• Acoplada ao Museu, o rei do Egito Ptolomeu I Sóter (o Salvador), que reinou de 305 a 283 a.C. , ergueu a biblioteca. Tudo indica que o erguimento daquele magnífico edifício no bairro do Bruquéion, nas proximidades do palácio real, deveu-se a insistência de Demétrio de Falério, um talentoso filósofo exilado que encheu os ouvidos de Ptolomeu para que ele tornasse Alexandria uma rival cultural de Atenas.
• Quem realmente levou a tarefa adiante foi o sucessor dele, Ptolomeu Filadelfo que, além de ter erguido o famoso farol na ilha de Faro e aberto um canal que ligava o rio Nilo ao Delta, logo percebeu as implicações políticas de fazer do Museu e da Biblioteca um poderoso enclave da cultura grega naquela parte do mundo.
• Morto Alexandre em 323, Aristóteles, malvisto pelos atenienses, foi acusado de ateísmo.
Aristóteles preveniu a condenação, retirando-se voluntariamente para Eubéia, Aristóteles faleceu, após enfermidade, no ano seguinte, no verão de 322.
• Aristóteles foi essencialmente um homem de cultura, de estudo, de pesquisas, de pensamento, que se foi isolando da vida prática, social e política, para se dedicar à investigação científica.
• A atividade literária de Aristóteles foi vasta e intensa, como a sua cultura e seu gênio universal.
• Escreveu sobre todas as ciências, constituindo algumas desde os primeiros fundamentos, organizando outras em corpo coerente de doutrinas e sobre todas espalhando as luzes de sua admirável inteligência
• A primeira edição completa das obras de Aristóteles é a de Andrônico de Rodes pela metade do último século a.C.
• Classifica-se as obras doutrinais de Aristóteles do modo seguinte, tendo presente a edição de Andronico de Rodes.
• I. Escritos lógicos: cujo conjunto foi denominado Órganon mais tarde, não por Aristóteles. O nome, entretanto, corresponde muito bem à intenção do autor, que considerava a lógica instrumento da ciência.
• II. Escritos sobre a física: abrangendo a hodierna cosmologia e a antropologia, e pertencentes à filosofia teorética, juntamente com a metafísica.
• III. Escritos metafísicos: a Metafísica famosa, em catorze livros. O nome de metafísica é devido ao lugar que ela ocupa na coleção de Andrônico, que a colocou depois da física.
• IV. Escritos morais e políticos: a Ética a Nicômaco, em dez livros, provavelmente publicada por Nicômaco, seu filho, ao qual é dedicada.
• V. Escritos retóricos e poéticos: a Retórica, em três livros; a Poética, em dois livros, que, no seu estado atual, é apenas uma parte da obra de Aristóteles.
• Platão entendeu que os objetos incorporavam uma proporção, harmonia, e união, buscou entender estes critérios.
• O belo para Platão estava no plano do ideal, mais propriamente a idéia do belo em si, era colocada por ele como absoluto e eterno, não dependeria dos objetos, ou seja, da materialidade, era a própria idéia de perfeição, estava plenamente completo, restando ao mundo sensível apenas a imitação ou a cópia desta beleza perfeita.
• Platão dissociava o belo do mundo sensível, sua existência ficava confinada ao mundo das idéias, associando-se ao bem, a verdade, ao imutável e a perfeição.
• Para Platão somente a partir do ideal de beleza suprema é que seria possível emitir um juízo estético, portanto definir o que era ou não belo, ou o que conteria maior ou menor beleza.
• Por estar fora do mundo sensível o belo platoniano está separado também do julgamento humano. Platão estabelecia uma união inseparável entre o belo, a beleza, o amor e o saber.
A Poética
• Aristóteles, discípulo de Platão, ao contrário de seu mestre, concebeu o belo a partir da realidade sensível, deixando este de ser algo abstrato para se tornar concreto. O belo materializa-se, a beleza no pensamento aristotélico não é imutável, nem eterna, podendo evoluir.
• O belo aristotélico seguirá critérios de simetria, composição, ordenação, proposição, equilíbrio.
• Se, em Platão, a imitação é considerada distanciamento da verdade e lugar de falsidade e ilusão, em Aristóteles, a imitação é o lugar da semelhança e da “verossimilhança”, o lugar do reconhecimento e da representação.
• A Poética tem como tema a origem da poesia. Sua tese fundamental, de que a arte imita a natureza, tornou-se um paradigma para todo o pensamento estético ocidental.
• Aristóteles introduz as regras da ordem, de grandeza, de simetria, de determinação e de unidade ao critério platônico de harmonia e de medida, para tentar definir o Belo.
• Com isso, rompe-se a idéia de beleza como algo transcendente ao homem: é somente no homem que se pode buscar o ideal. E esta busca não pode ser alheia à inteligência, à razão, pois toda concepção de beleza encerra um juízo – um julgamento implícito – que só pode se dar através da inteligência.
• Há
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