INTRODUÇÃO AO ENSI DE CIENCIAS
Por: kenedyfaria • 30/8/2022 • Trabalho acadêmico • 671 Palavras (3 Páginas) • 137 Visualizações
[pic 1]
Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas
AD 1 2020-1
Disciplina: Instrumentação para o Ensino de Ciências
Coordenador: Profº. Waisenhowerk Vieira de Melo
Aluno: Kenedy Oliveira Faria 16111020094
Polo: BJE.
1ª Questão:
- – O cheiro característico das florestas é composto por diversas substâncias que estão dispersas no ar, sendo provenientes das flores, húmus, folhas, do solo úmido e também um produto produzido pelas hepáticas e antóceros. Tais plantas possuem células especializadas que produzem um óleo que é volatizado no ar deixando o ambiente com o cheiro característico da floresta. Também podemos destacar as plantas cítricas, o eucalipto e a hortelã possuem um cheiro característico devido suas glândulas produtoras de óleo.
- - Poaceae – Exemplar: Arroz e o Trigo.
Myrtaceae – Exemplar: Jabuticabeira e a Goiabeira.
Piperaceae – Exemplar: Pimenta do reino.
Bromeliaceae – Exemplar: Abacaxi.
Ao retirar a cobertura vegetal das florestas acontece automaticamente uma exposição direta do solo aos impactos das chuvas. As consequências da retirada das plantas nativas para as florestas e o ambiente são diversas, entre elas podemos citar: a elevação da temperatura local e regional, extinção de nascentes de água, assoreamento dos rios e lagos, diminuição dos índices pluviométricos, perda da biodiversidade, aumento da erosão, agravamento dos processos de desertificação, redução das atividades extrativistas vegetais e por fim, a proliferação de pragas e doenças.
- – Plantas Invasoras:
Dracena - Causa o seguinte problema: 1) Dificultam a germinação e a instalação de propágulos de outras espécies, 2) Atrapalha a chegada de propágulos de nativas ao solo e 3) Causa uma competição interespecífica e uma possível ação de alelopatia.
Jaqueira – Causa o seguinte problema: 1) Alteração na composição estrutural e química da serapilheira, 2) Ação de alelopatia, 3) Diminuição da riqueza e modifica a composição das espécies de anfíbios e mamíferos, 4) Alteração da composição do solo e 5) Possui uma dominância sobre espécies vegetais nativas brasileiras.
- - Para as florestas as briófitas possuem enorme importância como: a formação de extensos tapetes sobre o solo úmido, que serve de suporte para manter o solo firme, absorve boa quantidade de água e previne o deslizamento de terras.
Já os liquens servem como um bioindicador da qualidade do ar, uma vez que eles não resistem em locais com ar poluído, e também, algumas espécies serve de alimento para animais.
- – O guia é um material riquíssimo em conhecimento para colocarmos em prática ao realizar uma visita em um parque ou área de mata. Bem próximo da minha casa tem uma trilha espetacular com uma paisagem linda, porém muito pouco explorada. Mas poderíamos usar como base esse guia e nessa trilha explorar melhor sua paisagem, sua fauna e sua flora. Através do guia podemos observar se existe espécies invasoras no local e quais as desvantagens para a floresta, podemos observar a presença de liquens e sabermos assim a qualidade do ar da cidade. Outra forma também seria verificar a preservação das nascentes, colocar placas indicando o sentido da trilha e quantos km faltam para o fim, observar as relações ecológicas existentes no local, a cobertura da serapilheira, a existência de locais com erosão e quais as consequências disso. Enfim poderíamos aplicar os conhecimentos do guia de inúmeras formas.
O local de trilha é popularmente conhecido como Pedra do Jaspe. São apenas 2km de trilha até chegar ao ponto mais alto, onde podemos ver alguns Municípios que fazem divisão com São José do Calçado – ES.
[pic 2][pic 3]
2ª Questão:
A -
[pic 4]
B – Escolhi essa modelo de gráfico de linhas com marcadores a fim de poder visualizar melhor em uma posição horizontal todos os dados obtidos da coleta dos Pardais. Dessa forma, fica mais dinâmico ao visualizar e recorrer aos dados.
...