Importancia Da Alimentação No Gasto De Energia
Artigos Científicos: Importancia Da Alimentação No Gasto De Energia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: daltonpaes • 21/5/2013 • 260 Palavras (2 Páginas) • 1.058 Visualizações
As substâncias contidas nos alimentos fornecem energia para o funcionamento do corpo humano. Podemos dividir em macronutrientes e micronutrientes. Os macronutrientes são os carboidratos, proteínas e lipídeos e os micronutrientes são as vitaminas e mineirais. Os carboidratos fornecem a energia necessária para que você realize as atividades do dia-a-dia. As proteínas atuam na reestruturação de células e tecidos, crescimento e manutenção do esqueleto e síntese de enzimas e hormônios. E os lípideos são o transporte das vitaminas lipossolúveis, A, D e K e também fornecem energia. Assim tudo que comemos parte vira glicose e depois se transforma em energia, e é transportada para a membrana da célular. Aonde há ganho energético de duas moléculas de ATP na formação de duas moléculas de piruvato, a partir de uma molécula de glicose.O ATP, trifosfato de adenosina, é uma molécula que armazena energia proveniente, principalmente, da alimentação. Ele capta a energia liberada nas reações que liberam energia, armazena em ligações moleculares e transferem esta para processos que necessitam de energia.
Para a geração de energia, moléculas maiores dos alimentos são reduzidas a unidades menores: aminoácidos, glicerol e ácidos graxos. Em uma segunda etapa, ocorre a glicólise. Após esse longo processo, há o terceiro e último estágio, conhecido por "Ciclo de Krebs" e fosforilação oxidativa, onde mais de 90% de ATP é produzido. Esse último processo ocorre apenas em organismos aeróbicos e consiste na oxidação completa dos piruvatos, provenientes da glicólise, gerando ATP, CO2 e H2O.Em anaerobiose (ausência de oxigênio), após a glicólise ocorre a transformação do piruvato em etanol ou lactato, processo denominado fermentação.
...