Importância do Cálculo do Preço Médio da Energia Elétrica
Tese: Importância do Cálculo do Preço Médio da Energia Elétrica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Brenobf • 16/10/2014 • Tese • 511 Palavras (3 Páginas) • 315 Visualizações
→ Importância do Cálculo do Preço Médio da Energia Elétrica
Para explicar a importância do preço médio de energia elétrica deve-se compreender detalhes como o que é e como se obtem energia elétrica e o que é preço médio, pois apenas com essas ideias entendidas é que se pode perceber a importância do mesmo.
De forma resumida, energia elétrica é gerada quando se tem uma diferença de potencial elétrico entre dois pontos e os mesmos estabelecem uma corrente elétrica entre si. Ela pode ser gerada a partir de luz, com usina solar, movimento, com hidrelétricas, ou calor, com termoelétricas.
O preço médio da energia é calculado de forma bem simples. Considerando certo equipamento, deve-se perceber quantas unidades do mesmo estão presentes e em funcionamento, em seguida deve-se buscar quantos watts o mesmo necessita, por quantas horas ele funciona e durante quantos dias no mês. Ao multiplicar esses quatro fatores e dividir por mil, tem-se o consumo de energia em quilowatts-hora para o dado equipamento durante um mês. Repetindo-se o mesmo cálculo para os demais equipamentos e somando todos os resultados terá-se a potência total consumida.
O cálculo do preço médio da energia elétrica se baseia no gasto total, em reais, durante o mês, sendo dividido pela quantidade de energia consumida, calculada acima, gerando assim o gasto médio de cada equipamento e o gasto total.
Assim percebe-se qual o preço médio da energia elétrica no ambiente e a partir disso pode-se buscar meios para reduzir a quantidade total de energia utilizada e com isso reduzindo gastos próprios e desnecessários com energia e, ao mesmo tempo, evitar o desperdício desse bem tão importante para os dias atuais.
→ COELCE
A Companhia Energética do Ceará (COELCE) é uma empresa de distribuição e geração de energia elétrica com atuação em todo o estado do Ceará e com sede em Fortaleza.
Criada em 30 de agosto de 1971 por meio de uma Lei Estadual, a Coelce é a unificação de quatro empresas de distribuição de energia elétrica até então existentes no Estado do Ceará, sendo elas a Companhia de Eletricidade do Cariri - CELCA, Eletrificação Centro-Norte do Ceará - CENORT, a Companhia Nordeste de Eletrificação de Fortaleza – CONEFOR e a Companhia de Eletrificação do Nordeste – CERNE.
A mesma foi privatizada em 2 de abril de 1998 e hoje é uma empresa de capital aberto com ações negociadas na Bolsa de Valores de São Paulo (BM&FBovespa) e é controlada pela Endesa Brasil e tem como área de concessão os 184 municípios do Estado, que possuem uma população de mais de 8,4 milhões de habitantes em um território de 149 mil quilômetros quadrados.
→ Explicação Sobre o Programa
Visando o entendimento por meios práticos, um programa que auxiília o cálculo foi criado e é apresentado abaixo.
Através de uma interface simples, o mesmo consiste, basicamente, em inserir os dados de consumo total de energia, em quilo-watts hora, e o valor total gasto com a fatura de energia.
Ao completar essa etapa e selecionar para o programa prosseguir com o trabalho, ele irá apresentar o preço médio da conta de energia, além de sugestões para a redução do mesmo.
...