A definição de sustentabilidade, sua importância e vários aspectos, bem como a abordagem adotada por empresas e novas fontes de energia renováveis
Pesquisas Acadêmicas: A definição de sustentabilidade, sua importância e vários aspectos, bem como a abordagem adotada por empresas e novas fontes de energia renováveis. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: leticiay • 21/6/2014 • Pesquisas Acadêmicas • 2.291 Palavras (10 Páginas) • 459 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
Ao observar nosso dia a dia percebemos o quanto somos dependentes da natureza e o quanto estamos em debito com ela. Nossos alimentos, roupas e utensílios em geral, são todos retirados da natureza sem os devidos cuidados para que esses recursos não venham faltar para nós e para as gerações futuras. Para falar sobre sustentabilidade é necessário antes entender sua importância em nossas vidas, precisamos observa-la não como meros expectadores de sua beleza ou apenas como usuário de seus recursos e potencial cientifico, mas como parte integrante dela e responsáveis pela sua degradação. No entanto, poucos compreendem o que é “sustentabilidade”. Muitas pessoas associam o termo á preservação do meio ambiente. É uma compreensão correta, porém incompleta. Sustentabilidade vai além de cuidados com o planeta e utilização correta de seus recursos naturais. Aos poucos a sociedade vem sendo conscientizada da necessidade de preservação dos recursos naturais com readaptações em todas as áreas, a começar pela produção de energia, uma vez que seus antigos métodos poluíam o meio ambiente e destruíam ecossistemas.
O objetivo é definir e mostrar o quanto é importante que a sustentabilidade seja adotada, pois todos serão beneficiados com essa ação. No trabalho será explicado o porque dessa importância, citando projetos que já obteve bons resultados com a implantação de sustentabilidade, e os benefícios que ela pode nos trazer.Com esse trabalho esperamos conscientizar e convencer as pessoas e empresas a participar dessa causa.
2 JUSTIFICATIVA
Tendo em vista a grande busca por uma melhor qualidade de vida, o tema proposto vai de encontro com as necessidades de pessoas e empresa do mundo todo.
Sustentabilidade é um assunto do qual todos devem se interessar, sem distinção de raça, idade e classe social. Falar sobre sustentabilidade é planejar o futuro, é “plantar hoje para colher no amanhã”.
Devemos apoiar projetos que fazem algo construtivo pelo meio ambiente e pelo social, questionar modelos que até então pareciam ser corretos, e ao decorrer do tempo se mostram errôneos. Temos que repensar pequenas atitudes nossas, que feitos em escala global podem causar um desequilíbrio no planeta.
Além de um ecossistema saudável , com a sustentabilidade pode-se obter maiores lucros financeiros e artísticos .
Define ações e atividades humanas que visam suprir as necessidades dos seres humanos, que garante a sustentabilidade de um projeto ou de uma região determinada; é dar garantia de que mesmo explorada essa área continuara a prover recursos e bem estar econômico e social.
3.1 OBJETIVO GERAL
O objetivo geral desse trabalho consiste em definir sustentabilidade, mostrar sua importância e diferentes aspectos, bem como tratar da abordagem adotada pelas empresas e das novas fontes de energia renováveis.
3.2 OBJETIVO ESPECÍFICO
Apresentar uma ampla contextualização relacionada ao assunto em debate, com intuito de explanar a real importância da Sustentabilidade.
Descrever e analisar as fases dos projetos e meio de implantação de sustentabilidade.
4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
A adoção de ações de sustentabilidade garantem a médio e longo prazo um planeta em boas condições para o desenvolvimento das diversas formas de vida, inclusive a humana. Garante os recursos naturais necessários para as próximas gerações, possibilitando a manutenção dos recursos naturais (florestas, matas, rios, lagos, oceanos) e garantindo uma boa qualidade de vida para as futuras gerações.
Nunca antes se ouviu falar tanto nessa palavra quanto nos dias atuais: Sustentabilidade. Mas, afinal de contas, o que é sustentabilidade?
Sustentabilidade é um conceito sistêmico; relacionado com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana”.
Mas você ainda pode pensar: “E que isso tudo pode significar na prática?”
Sustentabilidade é a palavra que mais se ouve e se lê por aí — na administração, na economia, na engenharia ou no Direito. Mas, afinal, o que significa sustentabilidade? Como bom mentor, vou tentar explicar de forma simples o conceito que já faz parte da vida moderna. Em primeiro lugar, trata-se de um conceito sistêmico, ou seja, ele correlaciona e integra de forma organizada os aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade. A palavra-chave é continuidade — como essas vertentes podem se manter em equilíbrio ao longo do tempo. Quem primeiro usou o termo foi a norueguesa Gro Brundtland, ex-primeira ministra de seu país. Em 1987, como presidente de uma comissão da Organização das Nações Unidas, Gro publicou um livreto chamado Our Common Future, que relacionava meio ambiente com progresso. Nele, escreveu-se pela primeira vez o conceito: "Desenvolvimento sustentável significa suprir as necessidades do presente sem afetar a habilidade das gerações futuras de suprirem as próprias necessidades". Note que interessante: a proposta não era só salvar a Terra cuidando da ecologia, mas suprir todas as necessidades de gerações sem esgotar o planeta. "Nem de longe se está pedindo a interrupção do crescimento econômico", frisou Gro. "O que se reconhece é que os problemas de pobreza e subdesenvolvimento só poderão ser resolvidos se tivermos uma nova era de crescimento sustentável, na qual os países do sul global desempenhem um papel significativo e sejam recompensados por isso com os benefícios equivalentes." Parece que Gro Brundtland adivinhava a crise recente das economias do norte e já
salientava o papel dos países emergentes, como Brasil, China e Índia. Para você, vale lembrar que a sustentabilidade se aplica a qualquer empreendimento humano, de um país a uma família. Toda atividade que envolve e aglutina pessoas tem uma regra clara: para ser sustentável, precisa ser economicamente viável, socialmente justa, culturalmente aceita e ecologicamente correta. O desafio é enorme, envolve várias gerações e, por isso, você precisa estar ligado no tema. Luiz Carlos Cabrera é professor da Eaesp-FGV, diretor da PMC Consultores e membro da Amrop Hever Group.
FRITJOF CAPRA
...