Imunologia celular e molecular
Por: marigcr • 19/6/2017 • Bibliografia • 321 Palavras (2 Páginas) • 294 Visualizações
IMUNOLOGIA IMUNOLOGIA CELULAR E MOLECULAR Nº1
ABRAS A. K. LICHTMAN. A. H. Imunologia Celular e Molecular
3ª Ed. Secunders Elsevier 2000 - UniBH
1. Introdução:
Imunidade: é o processo de reconhecimento de antígenos (qualquer substância reconhecida como estranha ao organismo), através de receptores de superfície, sem ter necessariamente uma reação mediante estes.
2. Resposta Imune:
a) Imunidade inata (natural): 1ª linha de defesa, com pouca especificidade. Seus principais componentes são as barreiras físicas e químicas como pele, mucosa e substâncias antimicrobianas; e células como fagócitos e naturais killers. Importante na indução de uma resposta imune específica.
b) Imunidade adquirida (adaptativa): trata-se de uma imunidade específica relacionada com a diferenciação de células diante de uma invasão de antígenos, para melhor combatê-la. É também capaz de criar uma espécie de memória imunológica que facilitará a resposta em uma nova e eventual invasão do mesmo antígeno. As células responsáveis por esse tipo de resposta são os linfócitos e seus produtos, os anticorpos.
Tipos de respostas imunes adquiridas:
- Humoral: mediada por proteínas, os anticorpos, que fazem o reconhecimento específico. Pode ser transferida de indivíduo para indivíduo a partir do plasma sanguíneo ou do soro.
- Celular: mediada pelos linfócitos T e, algumas vezes, por macrófagos.
c) Imunidade passiva: aquela em que o indivíduo a recebe pronta, como soro.
d) Imunidade ativa: ocorre com a invasão de antígenos e preparação pelo próprio organismo de uma resposta imune. Esta pode também ser induzida pela aplicação da vacina.
e) Indivíduos sensibilizados: são aqueles que foram expostos a antígenos criando uma resposta imune e que manifestam uma reação quando reexpostos. As doenças causadas pelas reações imunes anormais ou excessivas são designadas doenças de hipersensibilidade.
...