Introdução História Da Arte
Ensaios: Introdução História Da Arte. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: JuliGC • 22/4/2013 • 3.488 Palavras (14 Páginas) • 913 Visualizações
Prova 1
HISTÓRIA DA ARTE
ESTRUTURA DA LINGUAGEM VISUAL
→ Estudo da imagem bidimensional ocidental.
→ As imagens estão sempre presentes em nossa vida, desde os tempos mais remotos.
→ Imagem=representação da realidade
→ A imagem captura a atenção pela percepção, emoção, memórias, referências.
→ Modificações sociais causam mudanças na propaganda. Se o mundo muda, a sociedade muda e as imagens irão sofrer mudanças da mesma forma.
→ A arte sempre influenciou a propaganda.
FUNÇÕES DA LINGUAGEM
SIMBÓLICA
EPISTÊMICA
ESTÉTICA
→ Todas estão presentes em todas as imagens, mas algumas são mais evidentes do que as outras.
SIMBÓLICA
Símbolos (religiosos, veiculação de valores)
→ A criação de um símbolo da relação, por exemplo, entre uma foto com o povo/público. A imagem pode se tornar o símbolo de um movimento(ex: Revolução).
→ Os símbolos são construídos com o passar do tempo e devem ser partilhados. Têm um papel representativo. Leituras diferentes dos símbolos variam de sociedade para sociedade.
→ Exemplos:
→ Mandela: imagem tem função de símbolo de uma mudança.
→ Marat: incitava a revolta, tornou-se símbolo.
→ Símbolos religiosos: Yin-Yang é o símbolo do Taoísmo,A estrela de Davi – símbolo do Judaísmo, A cruz –símbolo do cristianismo;O Bom Pastor com a ovelha nos ombros representa Cristo Salvador e a alma salva por Ele.Esse símbolo está freqüentemente presente nos afrescos, nos relevos dos sarcófagos, nas estátuas, e muitas vezes encontra-se gravado também nas sepulturas .
→ A representação influencia diretamente na mensagem transmitida pela imagem (exemplo: pomba branca com diferentes fundos e traços)
EPISTÊMICA
→ A imagem traz mensagem/informações sobre o mundo, para que este possa ser conhecido.
→ Além de ser uma imagem simbólica, a imagem foi feita para transmitir a informação, mas não chega a perder sua função simbólica.
→ Muito usada pela igreja, nos vitrais que transmitem às pessoas que não lêem os atos de Jesus. Iluminuras: ilustrações de passagens bíblicas; os paders “traziam à luz”, “iluminavam”, as Escrituras, cunho pedagógico.
→ as fotos jornalísticas também possuem funções epistêmicas, pois informam os acontecimentos em determinado local.
ESTÉTICA
→ Tem a função/intencionalidade de causar determinadas sensações no receptor da imagem.
→ Talvez a tranquilidade, insegurança, medo, constrangimento, remorso, etc…
→ A primeira impressão ocorre por causa dessa sensação passada.
ANALISE DAS IMAGENS
→ Existem formas diferentes de analisar e construir a história da arte, não existindo uma análise correta ou incorreta.
Sociológica
→ Esse método estuda a relação existente entre as atividades artísticas e a esfera social, ou seja, contextualiza a obra de arte. Essa abordagem considera o artista como um elemento ativo da sociedade.
→ Exemplo:
Diferentes representações da Ultima Ceia (renascimento, barroco, expressionismo alemão)revelam diferentes períodos sociais vividos por aristas.
Biográfica
→ É olhar a história da arte como história dos artistas, visando valorizar o papel dos indivíduos e explicando a produção estética através de sua individualidade.
Iconográfica e iconologia
→ Iconografia é o estudo do tema e do assunto da obra. Sendo um ramo da história da arte cujo objeto de estudo é o tema e o significado das obras em contraposição a sua forma.
→ Já iconologia é o estudo do significado dos objetos e de cada imagem inseridos pelos artistas nas obras de acordo com a época que foram feitos. Exemplo: Casal Arnolfini – Van Eyck ; onde cada elemento transmite uma característica especifica.
Formal
→ Analisar formalmente uma obra de arte pressupõe que os elementos a serem observados são aqueles que a constituem, ou seja, é tudo aquilo que o artista articulou para viabilizar o seu discurso.
→ Como por exemplo: a cor, a luz, a relação de volumes (pesos), linhas de força, direções visuais, equilíbrio e a construção do espaço visual em si.
→ Todo elemento visual inserido na composição tem a função de dirigir nossa atenção fornecendo os caminhos a serem percorridos na obra a partir da orientação dada pelo artista em sua criação.
Equilibrio
→ Relação de forças:
• Pesos
• Direções
→ Não é necessário ter simetria, mas equilíbri.
→ Peso = tamanho, cor, luz/sombra
→ Equilibrio Simétrico
→ Equilíbrio Assimétrico
ANÁLISE FORMAL DA IMAGEM
Gestalt
FORMA
CONFIGURAÇÃO
TODO
FIGURA ESTRUTURADA
→ É uma teoria chamada “Psicologia da Forma”, do final do século XIX/começo de século XX. Símbolo
→ Na
...