Introdução à fotografia da natureza
Seminário: Introdução à fotografia da natureza. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Mauricelinha • 18/9/2014 • Seminário • 568 Palavras (3 Páginas) • 184 Visualizações
Com o advento das novas tecnologias digitais, o ato de fotografar vem tornando-se cada dia mais fácil e financeiramente acessível. Antes restritas a profissionais, hoje as câmeras fotográficas com recursos avançados estão disponíveis até em telefones celulares e o ato de compartilhar fotografias nas redes sociais da internet é um fenômeno mundial.
No entanto, os fundamentos e técnicas fotográficas continuam praticamente iguais desde o advento da atividade no início do século XIX. Conceitos clássicos como abertura do diafragma, velocidade do obturador, profundidade de campo, regras de composição, enquadramento e olhar fotográfico se fundem com os modernos sensores digitais, megapixels e outros recursos eletrônicos.
Assim, qualquer pessoa que aprecie a natureza, goste de fotografar e pretenda se aprofundar no assunto necessitará obrigatoriamente dominar os fundamentos da fotografia, tema principal da atividade aqui proposta, com ênfase em vida silvestre e ambientes naturais.
O Curso "Introdução à Fotografia de Natureza" é uma versão em constante aprimoramento de atividades semelhantes já desenvolvidas pela Photo in Natura durante os Encontros Brasileiros de Observação de Aves (Avistar Brasil), oficinas realizadas no SESC SP e cursos ministrados em outras regiões do Brasil e da América do Sul. Com duração de 20 horas, abordará fundamentos e conceitos teóricos e práticos, com destaque à fotografia em ambientes naturais, estimulando a troca de experiências com o instrutor e entre os participantes.
O instrutor fornecerá material teórico de apoio (livros) e oferecerá textos adicionais em formato digital para os interessados, além de disponibilizar o material audiovisual do Curso (palestras) aos alunos e equipamentos para manuseio em sala de aula.
Público Alvo
Fotógrafos iniciantes e amadores, praticantes de ecoturismo, observadores de aves e de vida silvestre em geral, pesquisadores que trabalham em ambientes naturais, guias de turismo e adeptos da vida ao ar livre que tenham interesse em aprender e aprimorar suas técnicas de fotografia de natureza. Tendo em vista um melhor aproveitamento do conteúdo, serão disponibilizadas no máximo 15 vagas. O curso é direcionado a maiores de idade (acima de 18 anos).
Pré-Requisitos
• Ser maior de 18 anos.
• Possuir câmera fotográfica digital. O curso irá abordar ajustes e técnicas cuja aplicação pode não ser possível em câmeras muito simples – portanto, para um melhor aproveitamento das atividades práticas, sugere-se câmeras que permitam ao menos a regulagem da abertura do diafragma e velocidade do obturador, podendo ser de modelo compacto e de qualquer marca.
• Uma vez que trabalharemos temas distintos (vida silvestre, paisagens, plantas, insetos e similares), um conjunto de objetivas diversas (ou uma câmera com lente versátil) são importantes para melhor aproveitamento do curso. Como configuração mínima para as objetivas, sugerimos: objetiva grande angular (comprimento focal máximo na faixa de 24 mm), teleobjetiva (comprimento focal
...