TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução às técnicas De Laboratório Vidrarias E Medidas

Trabalho Escolar: Introdução às técnicas De Laboratório Vidrarias E Medidas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2015  •  1.992 Palavras (8 Páginas)  •  1.165 Visualizações

Página 1 de 8

INTRODUÇÃO

A Química é uma ciência experimental e nas ciências experimentais as medições são fundamentais. Algumas observações são qualitativas, pois não envolvem números. Entretanto, muitos fenômenos são mais bem compreendidos por informações quantitativas como medidas de massa, volume, temperatura, entre outras. Segundo Lopes [1] “Tudo o que existe no Universo e que pode ser medido é chamado de grandeza física ou simplesmente grandeza, e os valores devem ser expressos em unidades”.

As grandezas medidas e determinadas nos procedimentos que constam nesse relatório foram: massa, grandeza relacionada à quantidade de material presente em um corpo e sua medida é feita por uma balança, que permite a comparação entre a massa de um objeto e a massa adotada como padrão; volume, grandeza que corresponde ao espaço ocupado por um corpo. A medida do volume geralmente é feita com o uso de recipientes apropriados como provetas, pipetas e buretas que apresentam graduações de unidades de volume; temperatura, medida por meio de termômetros. O mais comum é o que relaciona a temperatura com a altura da coluna de um líquido no interior de um tubo fino de vidro. Um aumento de temperatura faz com que o líquido se dilate e a coluna desse líquido suba dentro do tubo de vidro. No Brasil, a escala mais comum de medida de temperaturas é a de graus Celsius; densidade, grandeza que relaciona a massa de um material com o volume que ocupa. Pode ser expressa pela divisão da massa pelo volume. A densidade depende da temperatura, pois os materiais sofrem contração ou dilatação de seu volume com variações de temperatura. Assim, é adequado indicar a temperatura em que foi feita a medição.

Os valores de massa, volume, temperatura e densidade usados na Química são, sempre que possível , obtidos pela média de várias medidas. Em geral, quanto maior o número de medidas feitas, menor a incerteza do valor médio obtido. A precisão e a exatidão de uma medida estão relacionadas com esse procedimento. Segundo Atkins [2] “A precisão de uma medida indica o quão próximo elas estão umas das outras, enquanto a acurácia de uma medida indica o quão próximo a média das medidas está do valor real”. Instrumentos e equipamentos utilizados na execução de medidas e que estejam fora da tolerância, precisão e/ou exatidão planejadas, podem gerar falsas informações, ocasionando um aumento do risco do uso do material ou do equipamento ensaiado.

Além das informações sobre o emprego correto de equipamentos e materiais também foram apresentados, antes de iniciar os experimentos, normas e procedimentos de segurança, pois o laboratório é um local de trabalho técnico e a falta de disciplina e concentração é responsável pela maioria dos acidentes que ocorrem.

OBJETIVOS

Este experimento teve como objetivos conhecer sobre a segurança em um laboratório de química e identificar materiais de laboratório como termômetros, balanças e vidrarias volumétricas para aprender a manuseá-los e identificar a maneira correta de empregá-los. Os instrumentos acima citados foram utilizados para fazer leitura de medidas, determinar o ponto de ebulição da água, determinar a densidade de líquidos e aprender a expressar os dados obtidos através de valores médios, desvios e unidades.

PARTE EXPERIMENTAL

Materiais:

- Termômetro;

- Béqueres de 50 mL e 100 mL;

- Bico de Bunsen;

- Tela de amianto;

- Tripé de ferro;

- Pipeta de 25 mL;

- Balança analítica;

- Água destilada;

- Papel toalha;

- Suporte universal;

- Pipeta volumétrica de 25 mL;

- Bureta de 50 mL;

- Picnômetro de 50 mL;

- Fósforo.

RESULTADOS E DISCUSSÕES

Experimento 1: Medida de temperatura de ebulição da água

Adicionou-se água destilada a um béquer de 100 mL e este foi levado até uma base sobre o Bico de Bunsen aceso, onde o termômetro foi colocado, com o bulbo próximo à superfície da água em ebulição. Após a estabilização da temperatura apresentada, registrou-se a temperatura observada do ponto de ebulição da água.

Medida da temperatura de uma quantidade de água em ebulição:

Tebulição = 92°C

Dados teóricos (ou reais):

Tebulição= 100°C (esta temperatura da ebulição foi obtida a partir da Tabela 1, à pressão padrão de 1 bar (105 Pa).

Tabela 1: Pontos de ebulição de algumas substâncias à pressão padrão de 105 Pa.

Substância Fórmula Teb/K Teb/ºC

Naftaleno C10H8 491,0 217,9

Água H2O 273,1 100,0

Etanol C2H5OH 351,6 78,4

Experimento 2: Calibração de uma pipeta volumétrica

Para a calibragem da pipeta volumétrica foi feita a pesagem da quantidade de água escoada dela. Um béquer de 100 mL vazio foi colocado sobre a balança analítica e registrou-se o valor medido. Logo após o béquer foi preenchido com a água que estava contida na pipeta volumétrica de 25 mL e seu peso registrado.

Calculou-se então a diferença de pesagens entre o béquer vazio e o béquer com água e obteve-se assim a massa de água escoada pela pipeta. Realizou-se esse procedimento mais duas vezes, tomou-se o cuidado para que o béquer estivesse devidamente seco entre as repetições.

mágua = mbéquer com água – mbéquer vazio (Eq.1)

Calculou-se então com auxílio da Eq. 1 as seguintes massas: m1 = 25,0497, m2 = 25,0711g e m3 = 25,0505g.

Com um termômetro mediu-se a temperatura ambiente da água

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com