LÍPIDIOS E EXERCÍCIO
Resenha: LÍPIDIOS E EXERCÍCIO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Vicky • 10/6/2013 • Resenha • 299 Palavras (2 Páginas) • 447 Visualizações
1.6 LÍPIDIOS E EXERCÍCIO
Um adulto precisa de cerca de 1g/Kg corporal,sendo isso 30% do seu valor energético diário,a quantidade de ácidos graxos essenciais deve ser de 8 a 10g/Kg ao dia.Para atletas costuma-se usar a mesma proporção de 10% de saturados,10% de poli-insaturados e 10% de monoinsaturados.(REFERENCIA DIEGO)
Alguns estudos indicam que o uso de dietas ricas em gordura promovem efeitos positivos no desempenho atlético, a suplementação de lipídeos de cadeia média e longa, tem a finalidade de poupar glicogênio muscular.Entretanto, não há evidências científicas que comprovem seu uso.(REFERENCIA DIEGO)
Essa referências devem ser mantidas para assegurar o consumo de lipídios não seja excessivamente baixa,níveis abaixo de 15% do VET(Valor energético total) causam efeitos negativos.Quando uma dieta com restrição de lipídios for necessária deve se manter menos que 8% de gorduras saturadas, mais que 8% de insaturadas e de 7 a 10% para poliinsaturadas.(REFERENCIA DIEGO)
2. MICRONUTRIENTES
Os Micronutrientes são vitaminas e minerais, que em pequenas quantidades são essenciais para desempenhar papéis específicos no organismo, no sentido de facilitar a passagem de energia e a síntese dos tecidos. Podem ser obtidos através dos alimentos em uma dieta adequada. (McArdle ET AL,4ª Edição)
Possuem funções importantes para a síntese de hemoglobina, função imunológica e manutenção da saúde óssea e são de uma classe de compostos orgânicos complexos, encontrados em quantidades pequenas na maioria dos alimentos. (Rev Bras Med Esporte _ Vol. 9, Nº 2 – Mar/Abr, 2003).
2.1 MICRONUTRIENTES E EXERCÍCIOS
Outros micronutrientes importantes para a realização de uma série de funções orgânicas são os sais minerais. Possui funções nas quais se destacam a ação nas contrações musculares e na formação de elementos que ajudam a formar a estrutura corporal: Um exemplo são os ossos. O cálcio, fósforo, cloro, potássio, ferro e iodo são considerados os mais importantes para o organismo. ( RBNE, Oliveira, 2008.)
...