MUSEOLOGIA
Seminário: MUSEOLOGIA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: silvinha22 • 10/3/2014 • Seminário • 371 Palavras (2 Páginas) • 530 Visualizações
O mundo atual é globalizado, mas seus países e culturas possuem inúmeras particularidades e diversidades, costumes e tradições que apesar da modernidade, conseguiram se manter vivas, e serem repassadas para as gerações futuras.
O texto fala de três exemplos de manifestações culturais que são: O Mistério de Elche, na Espanha; Ofício das paneleiras de Goiabeiras, no Espírito Santo, Brasil; e As Danças e a música dos Garifuna, Guatemala.
Através da pesquisa, aprendi que estas três manifestações culturais, existem há décadas, e foram passadas de geração a geração, cada uma com suas diferenças e particularidades. As mesmas também se tornaram Patrimônio Imaterial da Humanidade.
De acordo com a Wikipédia, Patrimônio Imaterial, “é uma concepção que abrange as expressões culturais e as tradições que um grupo de indivíduos preserva com respeito a sua Ancestralidade, para as gerações futuras.” São exemplos: as celebrações, músicas, artesanato, crenças, danças populares e outros.
As manifestações culturais, a maioria não se aprende nas escolas, é parte da educação não formal, ou seja; vividas e aprendidas nas sociedades ou comunidades em que vivem ensinadas por familiares ou habitantes, fazem parte do comportamento social que envolve hábitos, crenças e costumes.
O Mistério de Elche mostra a tradição e crença que são passadas a outras gerações e ainda continuam vivas, desde o séc.XV. O Ofício das paneleiras começou como uma técnica indígena de simples hábito das mulheres da localidade de Goiabeiras, e virou tradição e geração de renda. Já As Danças e a música dos Garifuna tiveram origem na família lingüística “arawak”, e corre o risco de acabar, pois sofre discriminação pela diferente língua falada e não adaptação ao currículo escolar. Existe também nas músicas dos Garifuna as criticas sociais que são cantadas ao ritmo dos tambores e bailadas pelos membros da comunidade.
Respeito e conservação das manifestações e culturas são um dos pontos principais para a continuação de sua existência. Socialmente e culturalmente, um país que mantém seus costumes e tradição viva é mais rico, e tem uma população mais unida, com desenvolvido senso social, e de respeito .
Temos a obrigação de preservar nossa cultura e tradições, pois as mesmas ajudam a contar a história de determinado local, de seus antepassados e podem ainda ajudar na melhoria e desenvolvimento do futuro.
...