Muscúlos – forma e estruturas
Artigo: Muscúlos – forma e estruturas. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: larichgs • 20/8/2014 • Artigo • 718 Palavras (3 Páginas) • 417 Visualizações
MUSCÚLOS – FORMA E ESTRUTURAS
Músculos são órgãos ou partes de órgãos constituídos por células (fibras musculares) com capacidade de contração e relaxamento, que através dessa contração realizam movimentos, sob a influência de um estímulo, o qual é proveniente do sistema nervoso. São estruturas individualizadas que cruzam uma ou mais articulações e podem transformar energia química em energia mecânica.
Todo músculo é envolto por uma lâmina conjuntiva chamada fáscia muscular e dispõe de artérias, veias, nervos e vasos linfáticos.Os músculos apresentam 40-50% do peso corporal total de um ser humano.
Um músculo pode ser subdividido em feixes e fibras, cada fibra muscular por sua vez contem algumas centenas a vários milhares de miofibrilas, que são compostas de uma serie deunidades repetitivas, os sarcômeros. O sarcômero constitui o nível mais simples de organização capaz de contrair. Cada sarcômero e constituído por filamentos proteicos complexos, os miofilamentos, que por sua vez são formados de grandes moléculas de proteínas fibrosa, a miosina, ou de proteínas menores, a actina
Algumas funções dos músculos: Geração de força para locomoção e respiração, sustentação postural, geração de calor nos períodos de exposição ao frio. Os músculos podem ser classificados quantoà forma, situação e estrutura. Há basicamente rês tipos de tecido muscular: liso, estriado esquelético e estriado cardíaco:
Músculo Liso – São músculos involuntários com a contração fraca, longa e lenta, células fusiformes, pequenas, e sem estriações, ausência de sarcômeros e escasso de retículo endoplasmático, núcleo único e central, oestímulo para a contração dos músculos lisos é mediado pelo sistema nervoso vegetativo. Pode ser localizado nos feixes nas paredes do tubo intestinal, no duto biliar, nos ureteres, na bexiga, na via respiratória, no útero, nos vasos sanguíneos, presente no músculo eretor do pelo (folículo piloso), na íris e corpo ciliar (olho).
Também é responsável pelos movimentos peristálticos que são as contrações lentas e involuntárias em ondas que deslocam o alimento pelo sistema digestório, o estímulo para a contração dos músculos lisos é mediado pelo sistema nervoso vegetativo, esse tecido muscular ainda pode ser subdividido em duas partes: músculo liso multiunitário (suas contrações é independe) e unitário(todos os músculos lisos unitários contraem juntos como se fosse um só).
Músculo Estriado Cardíaco – Também é um músculo involuntário inervado pelo sistema nervoso vegetativo, encontrado somente no coração formando o miocárdio, sua contração é rítmica, forte, contínua e rápida; atua bombeando o sangue do coração. Suas células sãocilíndricas, ramificadascom extremidades irregulares, contém estrias transversais, unidas nos extremos por junções complexas (discos intercalares), apresentam túbulos T, presença de sarcômeros e retículo sarcoplasmático seu núcleo é único e central.
Músculo Estriado Esquelético – É inervado pelo sistema nervoso central e, como este se encontra em parte sob controle consciente, chama-se músculo voluntário.
...