N1 B - Thais Galvani
Artigo: N1 B - Thais Galvani. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: brunapazzini • 14/12/2013 • 436 Palavras (2 Páginas) • 345 Visualizações
No estudo realizado por Aglieri (2011, p. 9) sobre as empresas envolvidas com a gestão socioambientalmente responsável no Brasil, destaca a existência de uma “disseminada insatisfação com os aspectos provocados pela gestão das organizações” o que tem motivado a necessidade de uma nova postura empresarial ao que se refere à relação entre meio ambiente e desenvolvimento.
Empresas atestadas como sustentáveis “devem contribuir para a manutenção da vida no planeta e assimilar a lógica da organização da natureza em suas atividades” (AGLIERI, 2011, p. 9). Destaca-se a necessidade de uma nova postura empresarial, ao que se refere à relação entre meio ambiente e desenvolvimento. Uma nova dinâmica econômica “de crescer sem destruir” é fundamental para a criação de modelos de gestão comprometidos com a responsabilidade socioambiental. Esse modelo deve objetivar o desenvolvimento sustentável com garantia da dignidade humana e sustentabilidade ecológica; a adoção de práticas de gestão que tornem as empresas percebidas como mais comprometidas com a sociedade.
Aglieri (2011) caracteriza seu estudo sobre as empresas envolvidas com a gestão socioambientalmente responsáveis no Brasil como descritivo e interdisciplinar. O caráter descritivo decorre de seu desejo de retratar as associações entre ferramentas de gestão para a sustentabilidade e os princípios ecológicos. Trata-se de uma perspectiva interdisciplinar de análise, apoiada em ferramentas de gestão (Administração) e nos princípios de sustentação da vida (Ecologia), cuja associação possibilita preservar a integridade da empresa e do planeta.
As fontes de estudo encontram-se reunidas em um banco de dados, com relatórios disponibilizados voluntariamente pelas empresas, com o objetivo de avaliar o seu comprometimento com responsabilidade socioambiental. Trata-se de um instrumento destinado a qualificar as práticas adotadas nas empresas, uma ferramenta de gestão de uso interno, cuja finalidade é a de auxiliar os gestores na avaliação de suas práticas de responsabilidade social e no monitoramento do desempenho geral da empresa. As empresas, cujos dados encontram-se reunidos no banco de dados, localizam-se em várias regiões geográficas do país e pertencem a setores variados: petróleo e gás, construção civil, metalúrgica, informática e telecomunicações, transporte e armazenagem, química, saúde, energia e outros.
Elenca as seguintes justificativas motivadores dessa estratégia de usar os dados das empresas reunidos no banco de dados: dificuldades de acesso aos gestores das empresas; pequena autonomia dos respondentes, nem sempre autorizados a fornecer dados da empresa; recusa em participar da pesquisa, com a alegação da confidencialidade das informações.
O universo do estudo corresponde às empresas envolvidas com gestão socioambientalmente responsável no Brasil e reforça: o sujeito da pesquisa é a empresa. Aglieri (2011, p. 92) acessou dados de 673 empresas relativos ao exercício de 2008, selecionou os dados das 331 empresas que possuem envolvimento com a gestão socioambiental.
...