O BIOLOGIA CELULAR E GENÉTICA NO ENSINO MÉDIO
Por: dayenne27 • 23/9/2019 • Trabalho acadêmico • 619 Palavras (3 Páginas) • 234 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL - UFMS
ALEXSSANDRA SILVA, ANTHONY ORICHUELA, DAYENNE CÁCERES, MARIA LUCIA DA COSTA, THIAGO LUGO E RICHARD DE SOUZA
BIOLOGIA CELULAR E GENÉTICA NO ENSINO MÉDIO
CORUMBÁ-MS
2019
Introdução
A presente pesquisa tem como objetivo analisar os conteúdos da matéria de biologia referente a biologia celular e genética no ensino médio, com base na BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e assim confirmar se os mesmos estão sendo explicados e cobrados no Ensino médio de forma que o aluno consiga realizar um concurso, vestibular. Tendo em vista também a metodologia necessária para criar um interesse para os alunos gostarem do que estão estudando.
Foi feita uma visita a Escola Estadual Carlos de Castro Brasil para se ter conhecimento de qual livro de biologia estaria sendo usado ali e assim pudemos basear nossa pesquisa neste que era o Biologia Hoje, autor Sérgio Linhares. Nas edições de 2018, 2019 e 2020 a citologia estava mais presente no livro do 1º ano E.M que seria uma introdução para compreender os assuntos a frente que necessitam desse entendimento como os sistemas tanto de plantas como de animais. Alguns conceitos básicos como, por exemplo, a produção de ATP (Adenosina Trifosfato), não é um processo detalhado nos livros, sendo resumido somente na palavra “energia”, o que pode dificultar a compreensão do aluno caso encontre esse termo em outras fontes ou até mesmo em alguma prova. São explicados outros termos como fagocitose, pinocitose e transporte de grandes moléculas. Sobre o citoesqueleto fala-se pouco.
Os termos que são mais bem explicados consistem em: glicólise e retículo endoplasmático. Há três tópicos para cada. Ao todo o “Biologia Hoje” do 1º ano é um livro com três capítulos sobre biologia celular e assim entendemos que há alguma defasagem já que é um conteúdo extenso e demanda muitos conceitos e funções. Portanto pode prejudicar o aluno ao realizar o Enem, por exemplo, já que em uma edição cobrou-se uma questão relacionada à membrana plasmática a qual é bastante complexa. Em cada capítulo há em torno de dezesseis exercícios para testar o aluno, incluindo os do Enem.
A pesquisadora Mirela Mosela da UEL (Universidade Estadual de Londrina) relata em seu artigo “Concepções de alunos do ensino médio sobre o tema da biologia celular” que a falta de conhecimento dos alunos nessa área poderia melhorar se houvesse investimento para a construção de laboratórios nas escolas, tendo em vista que assim a familiarização com a matéria aconteceria, facilitando o entendimento.
A BNCC está baseada em competências e habilidades, nela está ressaltada a importância do aluno sentir-se familiarizado com os termos, não só da biologia, mas também com todas as ciências da natureza, trazendo tudo o que for estudado para o cotidiano.
A genética é abordada somente no livro do 3º ano E.M, os primeiros capítulos são exclusivos para as Leis de Mendel, a base da genética. É bem ilustrado dando enfoque ao cruzamento de genes. Possui em média vinte e três exercícios, sendo a maior parte de vestibulares. Há também alguns já resolvidos como exemplo para auxiliarem os alunos. Na BNCC encontramos relacionado a genética exatamente as “Leis de Mendel” então pode confirmar que é um assunto visto por eles.
Referência
...