O Bronquite é Uma Inflamação dos Brônquios
Por: Rodrigo Brito • 13/9/2022 • Trabalho acadêmico • 625 Palavras (3 Páginas) • 114 Visualizações
1. Bronquite:
Bronquite é uma inflamação dos brônquios, que são canais que levam o ar inalado até os alvéolos pulmonares. Ela acontece quando os cílios que revestem a parte interior dos brônquios param de eliminar o muco que está presente nas vias respiratórias. O acúmulo de secreção faz com que eles fiquem permanentemente inflamados e contraídos, provocando a tosse principalmente.
A bronquite pode ser aguda ou crônica. A diferença está na duração e no grau de exacerbação dos episódios, os casos de bronquite aguda, são mais curtos (uma ou duas semanas), enquanto na bronquite crônica eles não desaparecem, pioram pela manhã e se manifestam por três meses ou mais durante pelo menos dois anos.
1.1. Causas da Bronquite:
A bronquite aguda geralmente é causada por um vírus, embora em alguns casos possa ser o resultado de uma infecção bacteriana. A exposição a poluentes ambientais e químicos (poeira, pesticidas, tintas etc.) também pode desencadear uma crise. Os cigarros são uma das principais causas de progressão da doença.
Por sua vez, a bronquite crônica aumenta o risco de outras infecções respiratórias, principalmente pneumonia. A doença pode ser utilizada como extensão da bronquite aguda, mas a principal causa da doença é o tabagismo. Também é conhecida como "tosse do fumante" porque é uma condição rara entre os não fumantes.
1.2. Sintomas da Bronquite:
- Tosse;
- Falta de ar;
- Chiado no peito (Gato no peito);
- Febre e Calafrios (Menos presentes);
- Coriza.
1.3. Tratamentos da Bronquite:
A bronquite pode ser tratada com medicamentos como antibióticos (no caso de infecções bacterianas) e broncodilatadores (no caso de infecções virais). O paciente pode ser aconselhado a usar solução salina para inalação e hidratação contínua das narinas.
Os Remédios para bronquite também são recomendados para tratar sintomas como coriza e febre. Os pacientes afetados por essa condição geralmente precisam descansar e consumir grandes quantidades de líquidos.
1.4. Como evitar a Bronquite:
- Caso você fume, pare de fumar;
- Beba bastante água, para diluir as secreções brônquicas;
- Inale profundamente o vapor do banho;
- Lave as mãos frequentemente;
- Evite contato com pessoas gripadas ou com doenças respiratórias;
- Evite ficar por muito tempo em locais com ar seco;
2. Faringite:
A faringite é uma inflamação da faringe, podendo ser provocada tanto por vírus, sendo chamada de faringite viral, quanto por bactérias, sendo chamada de faringite bacteriana. A faringite causa dor intensa de garganta, deixando-a bem vermelha, e em alguns casos pode haver febre e pequenos caroços doloridos no pescoço.
2.1. Sintomas da Faringite Viral:
- Dor de garganta;
- Dificuldade para engolir alimentos sólidos;
- Coriza;
- Tosse;
- Febre baixa, de até 38,5℃.
2.2. Sintomas da Faringite Bacteriana:
- Dor de garganta;
- Dificuldade para engolir alimentos sólidos;
- Aumento dos linfonodos, gânglios localizados no pescoço e atrás das orelhas;
- Dores no corpo;
- Pode haver formação de secreção purulenta nas amídalas;
- Febre alta que começa subitamente e pode chegar a 39℃.
2.3. Tratamento da Faringite:
Os médicos devem prescrever o tratamento medicamentoso após a avaliação do paciente, pois tudo depende da causa da doença. Por exemplo, se o refluxo gastroesofágico (uma causa comum de dores de garganta não infecciosas) se desenvolver, o paciente também deve tratar o estômago e tomar medidas para abordar a origem do problema.
...