TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O COMPONENTE CURRICULAR: BIOLOGIA MOLECULAR

Por:   •  14/4/2021  •  Abstract  •  935 Palavras (4 Páginas)  •  376 Visualizações

Página 1 de 4

DISCENTE: MATEUS SOUZA BARBOSA

COMPONENTE CURRICULAR: BIOLOGIA MOLECULAR

Exercício 3

  1. Que partes do DNA constituem uma unidade de transcrição? Desenhe e nomeie uma típica unidade de transcrição em uma bactéria. [pic 1]

Unidade de transcrição é um trecho de DNA que codifica uma molécula de RNA e as sequências necessárias para a sua transcrição. Incluídas nas unidades de transcrição estão existem 3 regiões críticas: Um promotor, uma sequência codificante de RNA e um finalizador.

O Promotor é a sequência de DNA a qual o aparelho de transcrição reconhece e se liga, ele indica qual dos filamentos de DNA devem ser lidos e o sentido da transcrição.

A região codificante de RNA é uma sequência de nucleotídeos de DNA que é copiada em molécula de RNA.

O finalizador consiste na região de sequência de nucleotídeos que vai indicar o fim a transcrição.

  1. Quais são os tipos de RNA? Quais suas funções principais?

RNA mensageiro é o tipo de RNA que se apresenta em menor quantidade em uma célula, constituindo cerca de 5% a 10% de todo o RNA celular. Ele é traduzido no processo de síntese de proteínas, sendo, portanto, aquele que codifica as proteínas. 

RNA transportador - Esse RNA é responsável por fazer a ligação códon e aminoácido. De maneira resumida, podemos dizer que o tRNA funciona como adaptador entre o mRNA e os aminoácidos que constituirão uma proteína.

RNA ribossômico: é aquele que constitui o ribossomo. Assim que são sintetizados, os RNAr acumulam-se, formando regiões conhecidas como nucléolos. Nesses locais, o RNAr combina-se com proteínas e origina os ribossomos.

  1. Identifique a localização e fale sobre as funções das diferentes classes de moléculas de RNA, abaixo: (0,75).
  1. rRNA – RNA   ribossômico. É encontrado no citoplasma de células procarióticas e eucarióticas, é componente estrutural e funcional dos ribossomos.
  2. mRNA - RNA mensageiro. Pode ser encontrado no núcleo e citoplasma de células eucariontes e no citoplasma de células procariontes. Carrega o código genético que dará origem às proteínas, depois da tradução
  3. tRNA - RNA transportador. É encontrado no citoplasma de células eucariontes e procariontes. Ajuda a incorporar aminoácidos numa cadeia polipeptídica
  4. snRNA - RNA nuclear. É encontrado no núcleo de células eucariontes. Sua principal função é atuar no processamento dos pré-mNRA.
  5. snoRNA - RNA nucleolar. É encontrado no núcleo de células eucariontes e atua no processamento e montagem de rRNA.
  6. scRNA - RNA citoplasmático. É encontrado no citoplasma de células eucarióticas. Funções variadas.
  1. Explique o processo de transcrição bacteriana abaixo.

[pic 2]

[pic 3]

Após a holoenzima se prender ao promotor, a RNA polimerase é posicionada sobre o sítio de início. Para transcrição na posição +1 e desenrola o DNA para produzir um molde de fita simples. A orientação e a distância das sequências consenso em uma fita de DNA determinam qual fita será o molde para a transcrição e, portanto, determina o sentido da transcrição. A posição do sítio de início é determinada não apenas pelas sequências localizadas nessa região, mas também pela localização das sequências consenso, que posicionam a RNA polimerase de modo que o sítio ativo da enzima esteja alinhado para iniciar a transcrição em +1. Se as sequências consenso são artificialmente removidas, a localização do ponto de início da transcrição se altera. Para iniciar a síntese de uma molécula de RNA, a RNA polimerase pareia a base em um trifosfato de ribonucleosídio com sua base complementar no sítio de início na fita molde de DNA. Não é necessário nenhum primer para iniciar a síntese na extremidade 5′ da molécula de RNA. Dois dos três grupos de fosfato são rompidos a partir do trifosfato de ribonucleosídio à medida que o nucleotídio é adicionado à extremidade 3′ da molécula de RNA crescente. Entretanto, como a extremidade 5′ do primeiro trifosfato de ribonucleosídio não participa da formação de uma ligação fosfodiéster, todos os três grupos fosfatos são preservados. Uma molécula de RNA, portanto, tem pelo menos inicialmente, três grupos fosfatos na sua extremidade 5. Nesta imagem resumidamente o fator sigma se associa ao cerne da enzima para formar uma holoenzima, que se liga as sequências de consenso -35 e -10 no promotor, cirando um complexo fechado. Uma enzima denominada heloenzima liga-se firtemente ao promotor e desenrola a dupla hélice de DNA, criando um complexo aberto. Um trifosfato de nucleosídeo complementar ao DNA no sítio de início serve como o primeiro na molécula de RNA. Dois fosfatos são cortados de cada trifosfato subsequente criando um nucleotídeo que é adicionado a ponta 3’ da molécula crescente de RNA. O fator sigma é liberado a medida que a RNA polimerase se move além do promotor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (909 Kb)   docx (772.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com