O CUIDADO DE ENFERMAGEM NO AMBIENTE DA CRECHE
Ensaios: O CUIDADO DE ENFERMAGEM NO AMBIENTE DA CRECHE. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: tafalcao • 14/5/2014 • 881 Palavras (4 Páginas) • 610 Visualizações
O CUIDADO DE ENFERMAGEM NO AMBIENTE DA CRECHE
Os primeiros anos de vida da criança são um período de formação de hábitos, que poderão durar por toda vida, tais como cuidado de si, da própria saúde. Sendo assim, a instituição educativa se constitui excelente lugar para aplicação de programas de promoção da saúde, que podem contribuir para a melhoria das praticas de cuidado diretamente oferecido às crianças, bem como estimular a adoção de hábitos saudáveis desde a infância. (1)
A creche é uma instituição que possui como objetivo o cuidado, a educação e o desenvolvimento das crianças. Dessa forma, os profissionais inseridos nesta instituição devem buscar meios para estimular a educação e o desenvolvimento adequado dessas crianças. A saúde é compreendida como um processo dinâmico, envolvendo aspectos biológicos e mentais, em interação com o meio ambiente, familiar e social. As crianças envolvidas nas creches, em sua maioria, pertencem aos grupos de idade mais vulneráveis a doenças. O enfermeiro nas creches tem papel relevante na prevenção e identificação precoce de alteração ou agravo no processo do desenvolvimento infantil.
A creche é o primeiro ambiente frequentado pela criança fora do contexto familiar, foi criado para oferecer ótimas condições para o desenvolvimento integral e harmonioso da criança, estimulando-a nas esferas biológica, psicossocial, cognitiva e espiritual. No desenvolvimento dessas ações, vários profissionais respondem pela implementação dos cuidados integrais à criança durante a ausência dos familiares. Esta realidade traz grande responsabilidade para a equipe multiprofissional, sendo essencial apresentar-se como profissional e não como um integrante familiar. O bom relacionamento entre familiares e educadores deve ser harmonioso contribuindo bastante para o trabalho com as crianças, pois, algumas decisões poderão necessitar de comunicação mútua e assim, favorecer uma melhor qualidade no atendimento. (2)
A LDB, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, (3) evidencia que creche e família devem promover ações complementares, de modo a beneficiar a criança física, psico e intelectualmente. Relata, ainda, que programas de saúde integram-se à proposta curricular, possibilitando práticas úteis à comunidade. Nesse contexto, a enfermagem passa a ter importante atuação no ambiente da creche, uma vez que seu trabalho está direcionado à promoção da saúde.
Para fins conceituais, entende-se que a promoção da saúde atua diretamente sobre as condições de vida das populações; suas ações estão, além das tradicionais ações clínico assistenciais, assumindo um caráter intersetorial que abarca, entre outros componentes, educação, habitação, saneamento básico, lazer, meio ambiente, trabalho e acesso serviços essenciais. (4)
A creche representa um local com grandes potencialidades para a atuação do enfermeiro. Tendo por foco a promoção da saúde da criança, o enfermeiro depara-se com situações que vão desde a higienização do ambiente; a iluminação e ventilação; os riscos ocupacionais, como contaminação e acidentes; a alimentação; a estimulação adequada da criança.
Nos fatores que podem interferir no binômio saúde-doença, como as diversas patologias de prevalência na infância (diarreia, dermatites, desnutrição, IRA e etc.) pode-se observar que o enfermeiro é um dos principais profissionais a contribuir com a capacidade profissional, para ações de promoção à saúde e prevenção de doenças dessa clientela. (5)
A estrutura física da creche também é fator que contribui para o surgimento de doenças de prevalência na infância. O armazenamento de brinquedos de pelúcia,
...