O Controle Celular
Por: Homem de Ferro • 27/2/2019 • Trabalho acadêmico • 556 Palavras (3 Páginas) • 230 Visualizações
Plano de aula
Disciplina: Biologia
Tema: O Controle Celular
Aplicação: alunos do 1º ano do ensino médio
Tempo estimado: 02 aulas
Introdução
A partir das características observáveis que herdamos de nossos pais, de uma maneira simples, podemos desenvolver temas relacionados e baseados no estudo do controle celular, descoberta, sua função e seu papel nas células.
Objetivos
Discutir e propor experimento com os alunos sobre o conceito de estrutura do DNA e RNA, diferença entre as moléculas e relação entre sí, Tipos de RNA e e como eles s e originam a partir do DNA, o que é mutação e suas consequências, Código Genético e suas características e a Síntese de proteínas e sua importância para as células.
Materiais necessários
Para essa atividade serão necessários os seguintes materiais:
- Detergente de cozinha;
- Sal de cozinha (NaCl);
- Álcool;
- Copos descartáveis de 50mL (cafezinho);
- Colheres de chá descartáveis;
- Recipiente para macerar o tecido;
- Tecidos vegetais (banana, cebola ou morango);
- Bastão de vidro;
- Funil;
- Pano “Perfex”.
- questionário com questões relacionadas sobre o assunto
Desenvolvimento
- Será desenvolvida uma aula teórica sobre o assunto;
- Será passado um questionário, o qual será corrigido, após o experimento;
- Será feito o seguinte procedimento prático na segunda aula : Solução de extração:
- Prepare a solução em um copinho de café.
- Prepare uma solução contendo duas colheres de chá bem cheias de detergente, meia colher de chá de sal de cozinha e complete o voluma do copinho de café com água (+/- 50 mL de água, um copo de cafezinho cheio). Misture bem até a completa dissolução dos materiais.
Procedimentos:
Macere o tecido vegetal até formar uma massa homogênea. Em seguida, adicione a “Solução de extração” ao material macerado até atingir a consistência de uma papa rala. Continue macerando por mais 2 minutos para que o DNA entre em solução. Após esse período, filtre o material com o auxílio do pano “Perfex” e o funil e colete a parte aquosa. Para obter o DNA, adicione à parte aquosa previamente purificada, duas vezes o volume correspondente de álcool (Ex: se após a filtração for obtido um volume correspondente a meio copo de cafezinho (25 mL), adicione um copo de cafezinho cheio (50 mL de álcool). O álcool faz com que o DNA saia de solução, formando um aglomerado. Em solução, ao contrário do DNA encontrado no núcleo das células, o DNA está completamente distendido. Por esse motivo, após a adição do álcool, as moléculas de DNA desenovelado (como linhas esticadas) se embolam formando grumos. Assim, durante a precipitação alcoólica observa-se o aspecto fibroso do DNA, que pode ser retirado da solução com o auxílio de um bastão de vidro. O produto assim obtido pode ser utilizado para diversos estudos;
...