O Mapa Mental Carboidratos
Por: Aline Simplicio • 15/4/2020 • Resenha • 491 Palavras (2 Páginas) • 243 Visualizações
Carboidratos - Vídeo Aula 2:
1. A sacarose é comumente usada para preservar frutas; por que a glucose não é bem adequada para a preservação de alimentos?
A glicose é reativa, porque sua forma em cadeia aberta contém um grupamento aldeído. O aldeído se condensa lentamente com as aminas, formando adutos de base de Schiff. A sacarose é um dissacarídeo não-redutor.
2. Que relação pode ser feita entre estrutura: atividade (biológica) do amido/glicogênio? Como a sua estrutura contribui para a sua atividade biológica? Por que o glicogênio foi a molécula selecionada pelos animais para o armazenamento de energia, em preferência ao amido? Discorra sua resposta considerando os aspectos fisiológico, ecológico e evolutivo.
Enquanto o amido é uma molécula basicamente de origem vegetal o glicogênio é uma molécula que está em todos os animais.
Tanto amido como glicogênio são formados por polímeros (várias unidades de açúcares, glucose ligados através de ligação (α1→4) com ligações (α1→6) nas ramificações. A diferença básica entre o amido e o glicogênio é a quantidade de ramificações (α1→6), a amilopectina (a cada 24-30 resíduos), já o glicogênio é mais ramificado (a cada 8-12 resíduos) o que o torna muito mais compacto do que o amido, e ao mesmo tempo com uma quantidade muito maior de Extremidades Não Redutoras, sendo assim, ele tem uma capacidade de absorver muito mais moléculas de glicose em menos tempo, aumentando a eficiência do processo de absorção.
O objetivo tanto no amido quanto no glicogênio é estocar energia (estocar glucose) para um momento de necessidade. Ex: quando você come, está repondo uma quantidade de açúcar (glicogênio) que já estava faltando no estoque do seu músculo/células.
Quanto + ENR + ENERGIA eu tenho ARMAZENADA
Significa que, o glicogênio consegue armazenar muito mais energia do mesmo espaço, porque a o glicogênio é muito mais ramificado que o amido, isso é fundamental para quem precisa de energia rápida, como no caso de uma presa (metabolismo animal). Ex: um coelho fugindo de um predador, ele precisa de muita energia rápida que é produzida tendo muita ENR, caso contrário, ele não conseguiria contrair o músculo tão agilmente e seria capturado. Foi assim que a evolução caminhou, a seleção natural foi selecionando os mais aptos a fugir e o ENR é um dos agentes desse processo seletivo.
Carboidratos - Vídeo Aula 3:
1. O exoesqueleto (ou carapaça) de lagostas, caranguejos e outros insetos, consiste de um polissacarídeo estrutural formado por um polímero linear, INSOLÚVEL e resistente. Conceitue e comente sobre sua estrutura química e suas implicações.
A quitina é um homopolissacarídeo linear composto por resíduos de N-acetil-D-glicosamina em ligações β1→4, impregnada e endurecida com carbonato de cálcio.
Assim como a celulose a quitina também é um polímero insolúvel em água, devido as ligações (β1→4). A única diferença química deste polissacarídeo em relação à celulose é a substituição de um grupo hidroxila em C-2 por um grupo
...