O Nutriente Mineral Ferro
Por: Filipe Barros Costa • 7/10/2021 • Trabalho acadêmico • 746 Palavras (3 Páginas) • 176 Visualizações
Ferro (Fe)
O ferro é um dos micronutrientes essenciais para o bom funcionamento da planta. Embora as plantas o requeiram em pequenas quantidades, o ferro é um elemento chave no processo de transferência de elétrons durante a fotossíntese e outros processos metabólicos. Ele desempenha um papel vital na fotossíntese e na respiração das plantas.
A habilidade do ferro de mudar a valência de Fe 2+ para Fe 3+ faz com que seja um elemento-chave no processo de transferência de elétrons durante a fotossíntese e outros processos metabólicos. O ferro tem um importante papel como componente de enzimas envolvidas na transferência de elétrons (reações redox). Nesse papel, ele e reversivelmente oxidado de Fe2+ a Fe3+ durante a transferência de elétrons.
Funções
- catalisador na biossíntese da clorofila, embora não faça parte da estrutura da clorofila, o ferro intervém em múltiplos estágios da biossíntese deste pigmento.
- influência na fixação do Nitrogênio. está presente no ciclo do nitrogênio, vários organismos diazotróficos como as bactérias conseguem captar o nitrogênio do ar e fixá-los no solo como reserva de amônia para as plantas. Para que os organismos diazotróficos possam fixar o nitrogênio, são necessários nitrogenases dependentes de ferro. sendo também necessário para a fixação de nitrogênio na soja.
- O ferro também é ativador de enzimas e atua no desenvolvimento de troncos e raízes
Absorção e transporte:
Ferro pode ser absorvido tanto na região apical, como na cevada e outras espécies, quanto ao longo de toda a superfície da raiz, como no milho.
A absorção de ferro pelas plantas é metabolicamente controlada e ele pode ser absorvido como Fe3+, Fe2+ e Fe –. A capacidade das raízes em reduzir Fe3+ para Fe2+ é fundamental na absorção deste cátion por muitas plantas. O ferro não é facilmente transportado nos tecidos e por isso deficiências ocorrem nas partes novas das plantas. Tanto a absorção quanto ao transporte deste elemento em plantas é fortemente afetada por fatores da planta e ambientais, tais como pH e concentração de cálcio e fósforo.
Mobilidade:
O ferro é um nutriente pouco móvel ou imóvel.
A baixa mobilidade do ferro provavelmente e devida a sua precipitação nas folhas mais velhas como óxidos insolúveis ou fosfatos. A precipitação do ferro diminui a subsequente mobilização do metal para dentro do floema, para o transporte de longa distância.
Deficiência:
Como na deficiência de magnésio, um sintoma característico dá deficiência de ferro e a clorose (folhas não produzem suficiente clorofila. As folhas apresentam uma coloração diferente da normal: verde pálido ou amarelado) entre as nervuras. Esse sintoma, contudo, aparece inicialmente nas folhas mais jovens.Tal condição é geralmente encontrada em solos de pH 7,5 a 8.3.
Sob condições de deficiência extrema ou prolongada, as nervuras podem também se tornar cloróticas, fazendo toda a folha se tornar branca. As folhas se tornam cloróticas porque o ferro e necessário para a síntese de alguns dos complexos constituídos por clorofila e proteína no cloroplasto.
Quando há deficiência de ferro, menos clorofila é sintetizada e a eficiência da fotossíntese é reduzida. Portanto, a planta tem perdas diretas em seu rendimento.
- em casos graves de deficiência de Ferro, ocorre tbm a necrose e a queda das folhas, podendo chegar ao desfolhamento total
- em plantas anuais inibe o crescimento da planta
- em arbóreas (frutíferas, em especial) ocorre a queda das folhas, diminuição do tamanho dos frutos e amadurecimento precoce
Solução para deficiência:
Para corrigir a escassez você pode aplicar fertilizante de ferro ao solo antes do plantio.
...