O Projeto em Educação Ambiental
Por: Karine08_ • 17/8/2023 • Projeto de pesquisa • 1.283 Palavras (6 Páginas) • 85 Visualizações
2a. Avaliação a Distância – 2019/2
Disciplina: Educação Ambiental
“Apesar de haver inúmeras definições de gestão ambiental, partimos da concepção de que Gestão Ambiental é um processo de mediação de interesses e conflitos entre atores sociais que agem sobre o ambiente, objetivando garantir o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado conforme determina a constituição federal (QUINTAS, 2005)”. Esta é uma afirmativa contida no capítulo 17 de seu caderno didático.
Vivemos hoje, numa das secas mais pronunciadas na região sudeste de nosso país, uma crise no abastecimento de água e também de energia que afeta as principais cidades do país.
Considerando que:
- o período de chuvas está terminado e que os próximos meses são de estiagem na mencionada região;
- você e sua família e as escolas do estado do Rio de Janeiro estão contidas no universo de dificuldades de obtenção de água em curto período de tempo;
- a escola gasta água e energia, os atores sociais envolvidos diretamente na vida escolar estão sujeitos às mesmas influências de gasto e consumo em seu município;
Pense a Educação Ambiental nos currículos escolares, na gestão escolar e nas práticas educativas e elabore um projeto, utilizando o tema transversal “Água na escola: de onde vem para onde vai?”. Estabeleça, para tal, uma reflexão sobre as aulas 17, 18, 19, 20, 21 e 22.
Considere:
- Resumo de todo o projeto, em no máximo 12 linhas; (3.0 pontos)
- Justificativa do projeto no contexto regional; (1.0 ponto)
- Atores envolvidos na realização do projeto e justificativa (1.0 pontos)
- Roteiro de atividades e tempo de duração: (1.0 ponto)
- Formas de envolvimento dos atores acima propostos: (2.0 pontos)
- Pense e descreva um método para avaliar o projeto que você elaborou (2.0 pontos)
INTRODUÇÃO
O projeto propõe a conscientização de professores, alunos e comunidade sobre a cultura de preservação da água. Busca apresentar esse recurso renovável, seu ciclo, suas múltiplas formas de uso e sua importância para a vida e para a história dos povos através de atividades e vivências que conduzam a uma formação crítica e autônoma acerca da relação de consumo homem e água. Atividades lúdicas, pesquisas, apresentações, visitas e debates, ações que buscam sensibilizar, integrar e provocar alunos, professores, família e comunidade.
Apesar de um recurso renovável, faz-se necessário ter a consciência de que caso não utilizemos a água de forma sustentável, teremos consequências graves e breves, como já é possível experimentar minimante, através de sua escassez em épocas de estiagem de chuvas em nossa região. Por isso o envolvimento de toda a comunidade com suas ideias e propostas torna esse projeto tão relevante na construção de uma sociedade mais humana e consciente.
JUSTIFICATIVA
O projeto com o tema “água na escola: de onde vem, para onde vai?” busca apresentar à escola e comunidade uma visão holística dos principais problemas que o mundo atual vem enfrentando com relação à falta de água. Visa proporcionar aos atores da comunidade escolar uma diversidade de experiências, com participação ativa, que amplie a consciência sobre as questões relativas à água no meio ambiente, a partir da vivência local, e motive assumir de forma independente e autônoma atitudes e valores voltados à sua proteção e conservação.
OBJETIVOS GERAIS
Auxiliar na descoberta dos sintomas e as causas reais dos problemas de falta de água, onde possam:
- Perceber as interferências antrópicas negativas e positivas na natureza, a partir de sua realidade social;
- Reconhecer que a qualidade de vida está associada ao uso consciente da água;
- Adotar, por meio de atitudes cotidianas, medidas de valorização da água, a partir de uma postura crítica;
- Perceber que o equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos;
- Conscientizar que a água não deve ser desperdiçada, nem poluída, etc.
ATORES ENVOLVIDOS
O envolvimento de alunos e familiares, professores e funcionários, prestadores de serviço e comunidade local é de extrema importância para, através das experiências já vividas em âmbito familiar, ou outros ambientes sociais, cada um reconheça o seu papel como relevante e fundamental na utilização consciente da água, seja na escola ou fora dela. A principal função desse projeto é , portanto, contribuir para a formação de cidadãos conscientes, aptos para decidirem e atuarem diante da realidade em que o mundo vem enfrentando com a poluição e a escassez de água. Para isso, se faz necessário que mais do que informações e conceitos, mas atitudes e formação de valores, que serão apreendidos na prática do dia-a-dia e no meio social.
ROTEIRO
O projeto tem duração de 07 dias e culmina com Fórum de idéias e propostas envolvendo toda a comunidade buscando soluções para a utilização e reaproveitamento da água de maneira consciente e sustentável.
1º dia - O projeto pode ter início com uma roda de conversa com os alunos sobre a importância da água para o nosso organismo e o meio em que vivemos. A utilização de contação de histórias associadas ao tema por parte do professor, ou apresentação cênica com essa temática pode auxiliar na introdução do tema gerador;
...