O Relatório Aspirina
Por: Maria Lapouble • 22/11/2017 • Trabalho acadêmico • 1.153 Palavras (5 Páginas) • 540 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO NEWTON PAIVA - BURITIS
Faculdade de Ciências Exatas e de Tecnologia - FACET
Curso Engenharia Ambiental
TÍTULO DO EXPERIMENTO
Professor: Luciano Emerich Faria
Alunos: Matheus Alves Tirado 11310138
Miguel Victor de F. Morais 11211165
Nadiele Cordeiro da Silva 11320915
Belo Horizonte
2017
RESUMO
O objetivo principal desta prática foi sintetizar o ácido acetilsalicílico (ácido acetilsalicílico) através da acetilação do ácido salicílico e a purificação do produto obtido através do processo de recristalização.
O processo de síntese consiste em tratar o ácido salicílico com anidrido acético, em presença de um pouco de ácido sulfúrico, que atua como catalisador. Técnicas como filtração a vácuo e recristalização podem ser empregadas.
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 4
2. MATERIAIS E PROCEDIMENTOS 5
3. RESULTADOS E DISCUSSÕES 8
4. CONCLUSÕES 9
5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 9
1. INTRODUÇÃO
O ácido acetilsalicílico foi a primeira droga clinicamente testada antes da sua comercialização, em 1899. Mais de 100 bilhões de tabletes de aspirina são usados por ano em todo mundo para aliviar dores de cabeça, reumatismo e outras dores, controlar a febre, e artrite.
Na antiguidade o ácido salicílico era extraído das cascas do salgueiro S. salicifolia e usado no tratamento da dor, febre e inchaços. O ácido salicílico foi isolado na forma pura pela primeira vez em 1829 e sintetizado em laboratório no final do século 19. Os efeitos colaterais como sangramentos gástricos estimularam a busca por derivados mais convenientes que resultou na descoberta da aspirina.
O ácido acetilsalicílico é uma substância ativa na aspirina, que é uma droga da família dos salicilatos que tem propriedades analgésicas, antipiréticas e anti-inflamatórias.
[pic 1]
[pic 2]
Fig. 1 - Fórmula Estrutural e comprimido de Aspirina
Síntese é um processo no qual ao reagir dois ou mais reagentes diferentes naturais ou não se obtém um produto com características distintas, no caso do ácido acetilsalicílico a sua síntese ocorre a partir da acetilação do ácido salicílico que consiste na esterificação da função fenol do ácido salicílico com o anidrido acético sendo que o ácido acético é eliminado durante o processo sendo que é necessária a utilização de ácido sulfúrico como catalisador que reage com o anidrido acético primeiro para torná-lo mais reativo para a reação seguinte com o ácido salicílico pois sem o catalisador a reação ocorreria porém o tempo para que essa reação ocorrer seria muito maior.
O objetivo deste experimento é sintetizar o ácido acetilsalicílico (ácido acetilsalicílico) através da acetilação do ácido salicílico e a purificação do produto obtido através do processo de recristalização.
2. MATERIAIS E PROCEDIMENTOS
Nesta prática foi sintetizado um conhecido produto farmacêutico, a partir de técnicas de purificação, testes de pureza e cálculo de rendimento do produto a partir dos reagentes utilizados. Foram aplicadas as técnicas de Ponto de Fusão (PF, com fusímetro) e de cromatografia em camada delgada (CCD) para a análise de pureza do AAS sintetizada e de outra amostra obtida pela extração do composto de comprimidos de Aspirina.
ROTEIRO: SÍNTESE DO ÁCIDO ACETIL SALICÍLICO
Equipamentos:
- Erlenmeyer de 125 mL
[pic 3]
- Dessecador
[pic 4]
- Chapa de aquecimento
[pic 5]
- Bomba de Vácuo
[pic 6]
- Papel de filtro (02);
[pic 7]
- Kitassato
[pic 8]
- Funil de Buchner
[pic 9]
- Mangueira de Borracha
[pic 10]
- Rolha de silicone (02);
[pic 11]
- Becker de 250 mL
[pic 12]
- Pipeta de pasteur
[pic 13]
- Suporte Universal
[pic 14]
- Garra
[pic 15]
- Termômetro
[pic 16]
Ingrediente/Reagentes:
- Ácido Salicílico (C7H6O3);
- Ácido sulfúrico concentrado;
- Anidrido acético (C4H6O3);
- Água deionizada (H2O);
- Agua destilada;
- Ácido acetilsalicílico (C9H8O4).
Procedimento
Adicionamos 3 ml de Anidrido Acético (d=1,08g/mL) à 2,00 g de Ácido Salicílico contido em um Erlenmeyer de 125 ml onde foi gotejado 2 gotas de Ácido Sulfúrico concentrado, que servirá como um catalisador para processar a reação mais rapidamente, com uma pipeta de Pasteur.
O frasco com a mistura foi agitado e aquecido, em banho-maria, por cerca de 15 minutos à uma temperatura de 60 graus, em seguida retiramos o frasco e deixamos esfriar até a temperatura ambiente, agitando ocasionalmente. Adicionamos 20mL de água destilada fria e agitamos bem. Filtramos a vácuo e lavamos os cristais no filtro com água gelada.
...