O Relatório Microscopia
Por: romario91 • 5/5/2015 • Relatório de pesquisa • 1.751 Palavras (8 Páginas) • 934 Visualizações
[pic 1]
FACULDADE ANHANGUERA
CURSO DE AGRONOMIA
1º SEMESTRE TURMA B
AULA PRÁTICA DE BIOLOGIA CELULAR
MICROSCÓPIO ÓPTICO
Nathalya Freitas Lima / RA 2485758495
Newton Francisco Da Conceição Junior / RA 1593920241
Osias Daniel Queiroz Da Silva / RA 1586947959
Pablo Batemarque / RA 1581986237
Pedro Henrique Silva Souza / RA 1578146930
Pedro Iálley Correa / RA 2485750212
Romário Guimarães Cruz / RA 2485751439
Tailon Gonçalves Ferreira Bezerra / RA 1574176235
Udson Willian Da Silva Hofstatter / RA 1587954363
Vitor Gonçalves Dos Santos / RA 2496844427
RONDONÓPOLIS- MT
Março/2015
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO3
2. OBJETIVO 4
2.1 OBJETIVO ESPECÍFICO4
3. MATERIAIS E MÉTODOS 5
3.1 MATERIAIS 5
3.1 MATERIAIS 6
3.2 METÓDOS 6
4. RESULTADOS E DISCUSSÃO7
4. RESULTADOS E DISCUSSÃO8
4. RESULTADOS E DISCUSSÃO9
5. CONCLUSÃO 10
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 11
ANEXOS 12
- INTRODUÇÃO
Em muitos procedimentos ou experimentos científicos equipamentos são de suma importância para a realização do mesmo, o microscópio é um deles, indispensável principalmente na biologia, utilizado para a visualização de células animais, vegetais, bactérias, fungos entre outros. Neste relatório veremos de forma mais aprofundada as partes mecânicas e opticas deste equipamento de pesquisa, como manuseá-lo, além da realização de um experimento que será através de letras escritas em um pedaço de papel vegetal, analisando quais as alterações sofridas na visualização, e com base nos resultados responder as perguntas realizadas pela Professora Marcia Stuck.
- OBJETIVO GERAL
Conhecer as partes do microscópio óptico e descrever as suas funções.
- OBJETIVO ESPECÍFICO
Aprender a utilizar o microscópio óptico, realizando um experimento de visualização de letras escritas em papel vegetal.
- MATERIAL E MÉTODOS
- MATERIAIS
Caneta azul de ponta fina. Lâminas e Lamínulas.
[pic 2][pic 3]
Microscópio óptico Papel absorvente.
[pic 4][pic 5]
Papel vegetal. Pipeta pasteur
[pic 6][pic 7].
Becker com água
[pic 8]
3.2- MÉTODOS
Desenhe a lápis ou caneta de bico fino as seguintes letras H, A e F em pedaço de papel vegetal, após prepare a lamina para observação com gota de agua, retire o excesso de agua com papel absorvente e leve ao microscópio. Faça um desenho da imagem obtida e compare a imagem real com a imaletra vista ao microscópio com letra vista e olho nu. A partir dessa observação responda as seguintes perguntas.
- Como se apresentou o papel vegetal ao microscópio? Explique.
- O que notou em relação a posição de cada letra?
- A que se deve a alteração na posição das letras A e F?
- DISCUSSÃO E RESULTADOS
Para o estudo das células é importantíssimo a utilização do microscópio nos procedimentos e experimentos laboratoriais, devido este equipamento ter a capacidade de aumentar em milhares de vezes a imagem observada. A seguir veremos detalhadamente as estruturas mecânicas e optícas de um Microscopio Optico e como manuseá-lo, pois utilizaremos o mesmo com uma certa frequências no decorrer do curso.
[pic 9]
- Lente ocular é constituída por duas lentes que ampliam a imagem formada pelas objetivas e ajusta possíveis deficiências ópticas.
- Tubo ou canhão serve de suporte para as lentes oculares.
- Revólver ou Óptico utensílio giratório que tem como função portar as lentes objetivas. Objetivas são um sistema de lentes com diferentes aumentos e seu número varia de acordo com o microscópio.
- Objetivas são uma associação de lentes, situada no revólver, que é colocada na extremidade mais próxima do objeto, ampliando a imagem do objeto (projeta uma imagem real, ampliada e invertida).
- Braço ou coluna está fixado à base e serve de estruturação para o restante do aparelho de microscopia.
- Platina ou mesa serve como apoio para o material a ser observado, possui uma passagem de vidro por onde os raios de luz atravessam e também é dotada de parafusos dentados permitindo o deslocamento do material pela mesma.
- Condensador e diafragma são responsáveis pela uniformidade da iluminação e redução ou ampliação da região a ser iluminada.
- Lâmpada embutida é a fonte de luz do sistema.
- Pé ou base trata-se do apoio e do ponto de fixação do microscópio.
- Parafuso macrométrico é um objeto passível de rotação e permite a movimentação vertical da mesa.
- Parafuso micrométrico por sua vez é responsável pelos movimentos verticais e sutis da mesa, permitindo aperfeiçoar a focagem.
- Charriot é responsável pela movimentação lateral da lâmina em observação, sendo possível analisá-la de forma totalitária.
Após conhecermos detalhadamente as partes do Microscópio Optico, fomos ao laboratório para a realização do nosso primeiro experimento, onde o objetivo era visualizar letras escritas em um pedaço de papel vegetal, preparar a lâmina com água, e iniciar a observação, desenhar o experimento e observar as mudanças ocorridas entre a imagem real com imagem observada no microscópio.
Observamos as respectivas letras: H, A e F, quando preparamos a primeira lâmina com a letra H, há primeiro instante não percebemos que a mesma ficou invertida, de cabeça para baixo, devido o fato do seu formato ser igual em ambas as partes, já na próxima lâmina com a letra A, percebemos que a letra ficou invertida, de cabeça para baixo, e que quando queríamos movimentar a preparação para um lado, era necessário fazer o movimento contrário, a última lâmina observada foi a letra F, percebemos a mesma alteração da letra A, mais a letra F teve outra alteração em relação a imagem original, além de ficar de cabeça para baixo ouve uma mudança no seu ângulo, ele ficou meio de lado.
...