O agente etiológico, o hospedeiro intermediário e final da teniose
Tese: O agente etiológico, o hospedeiro intermediário e final da teniose. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: qelll • 23/9/2014 • Tese • 656 Palavras (3 Páginas) • 482 Visualizações
Agente etiológico, Hospedeiro Intermediário e Definitivo da Teníase
Agente Etiológico:
Taenia solium (porco)
Taenia saginata (boi)
Na forma larvária causam a teníase. Na forma de ovo a T. saginata desenvolve a cisticercose no bovino, e a T. solium no suíno ou no homem.
Hospedeiro Intermediário: pode ser o porco ou o boi, os quais ingerem alimentos contaminados por fezes. Nas fezes se encontram os ovos (proglótides grávidos). Dentro do intestino do animal, os embriões deixam a proteção dos ovo e perfuram a mucosa intestinal. Pela circulação sanguínea, alcançam os músculos e o fígado do porco, transformando-se em larvas denominadas cisticercos, que apresentam o escólex (estrutura pela qual a tênia se fixa no intestino delgado) invaginado numa vesícula.
Esquema de escólex na T. solium e T. saginata
Hospedeiro Definitivo: é o homem, pois apresenta em seu intestino a tênia no estado adulto. Quando o homem se alimenta de carne suína crua ou mal cozida contendo estes cisticercos, as vesículas são digeridas, liberando o escólex que se fixa nas paredes intestinais através de ganchos e ventosas.O homem com tais características desenvolve a teníase, isto é, esta com o helminte (animal pertencente ao filo Platyhelminthes, que parasita o homem), sendo, portanto, o hospedeiro definitivo.
Ciclo da Doença, Sintomas, Profilaxia e Tratamento
Esquema do Ciclo da Doença:
1. Cada proglótide produz gametas masculino e feminino que se fecundam, formando muitos ovos;
2. As proglótides cheias de ovos se destacam do corpo da tênia e são eliminados com as fezes da pessoa infectada (hospedeiro definitivo);
3. Os ovos podem contaminar a água ou os alimentos e, se forem ingeridos por bovinos e suínos (hospedeiros intermediários), irão se alojar na carne desses animais, formando larvas chamadas cisticercos (popularmente conhecidos por "canjiquinhas");
4. Ao comer carne mal cozida de animais infectados, o ser humano ingere cisticercos, que em seu intestino darão origem a tênias adultas, causando a doença chamada: Teníase.
Sintomas: A infestação por tênia provoca sintomas relativamente brandos no hospedeiro, como diarreias, prisão de ventre, insônia e irritabilidade. A pessoa atacada pela verminose é geralmente magra, pois o parasita compete com ela pelo alimento ingerido. Além disso, frequentemente ocorre anemia, acompanhada de indisposição e cansaço, provocados por substâncias tóxicas liberadas pelo verme.
Profilaxia: Para combater a teníase é preciso adotar medidas preventivas que evitem ou reduzam a infestação. Algumas formas de prevenção são:
• Impedir que os ovos de tênias sejam ingeridos por animais como porcos e vacas, ou que contaminem rios e lagos, no caso de tênias-de-peixe, para isso é preciso construir instalações sanitárias
...