TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O procedimento para tomar uma amostra de sangue humano

Artigo: O procedimento para tomar uma amostra de sangue humano. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/1/2015  •  Artigo  •  560 Palavras (3 Páginas)  •  500 Visualizações

Página 1 de 3

onforme a orientação do professor, para começar o experimento foi necessário colher amostras de sangue humano e colocá-las em tubos de ensaios tampados. Essa parte do experimento não foi realizada na aula, as amostras foram colhidas pelo professor e já estavam prontas para serem utilizadas.

O primeiro passo do experimento foi pegar uma lâmina e demarcar o nome com lápis, para facilitar a identificação. Em seguida, foi utilizada a pipeta para colher o sangue que estava no tubo de ensaio e pipetou-se uma pequena quantidade na lâmina que estava identificada, um detalhe importante é pipetar o sangue do lado em que está a identificação.

Após essa etapa foi necessário pegar outra lâmina e limpá-la com um papel para q não houvesse contaminação, em seguida, com essa lâmina extensora arrastou-se o sangue um pouco para trás preenchendo toda a borda e fez-se o esfregaço utilizando a lâmina em um ângulo aproximado de 45°.

Depois de alguns minutos, pegou-se a lâmina com o esfregaço e a mergulhou no fixador que estava dentro do primeiro refratário durante 30 segundos. Após ser tirada do fixador, ela foi mergulhada no segundo refratário por 30 segundos, para receber o primeiro corante, que serve para ter a melhor visualização das hemácias. O terceiro refratário havia o segundo corante, utilizado para ver os leucócitos, então a lâmina foi mergulhada neste refratário por aproximadamente 40 segundos.

Após a etapa do corante, a lâmina foi levada até uma torneira onde continha água corrente e foi aos poucos mergulhada num jato moderado de água. Em seguida levou-se a lâmina ao sol para secar. Quando a lâmina já estava totalmente seca, ela foi levada ao microscópio óptico para ser focada e visualizada.

É importante frisar que todo o experimento foi feito com luvas para não haver perigo de contaminação.

Resultado / Discussão

Os resultados do experimento foram parcialmente satisfatórios, pois nas lâminas observadas não foi possível observar basófilos, devido à sua pequena porcentagem no sangue, mas foi possível identificar eosinófilos, monócitos, linfócitos e neutrófilos.

Realizando pesquisas, descobrimos importantes detalhes para a realização de um esfregaço confiável:

O esfregaço satisfatório deve ser fino e regular, de margens livres para se ter boa distribuição das células, dessa forma apresentará cabeça, corpo e cauda.

O ângulo da lâmina extensora em relação a que foi pipetada o sangue deve ser de 45° para que haja uma melhor distribuição sanguínea.

Os segundos que foram citados para mergulhar a lâmina no fixador e nos corantes devem ser rigorosamente seguidos para que não estrague os componentes do sangue.

A maior dificuldade com o experimento proposto foi a falta de prática, o que pode ter influenciado nos resultados obtidos. Para realizar um esfregaço satisfatório é preciso de precisão em todas as etapas do experimento e a falta de experiência no manuseio dos utensílios prejudicou a visualização de algumas lâminas. O auxilio do professor foi de fundamental importância para a realização do esfregaço sanguíneo, pois ele guiou todos os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com